A Huawei já confirmou que a partir do próximo ano nenhum dos seus smartphones ou tablets vai contar com a tecnologia de código aberto Android da Google.
Este anúncio segue a estratégia da marca chinesa de se afastar totalmente de qualquer tecnologia norte-americana para cumprir as sanções comerciais, mas também para colocar em prática o seu novo plano.
A ideia é um ecossistema 100% Huawei
O anúncio foi feito por Richard Yu, presidente da área de consumo da Huawei, que avançou que o HarmonyOS Next da marca vai estar presente em todos os dispositivos móveis Huawei de agora em diante. Tudo para que a marca chinesa consiga impulsionar um ecossistema 100% made by Huawei.
A comunicação, aliás, foi feita durante o evento de apresentação de várias novidades, entre as quais estava a nova série de smartphones Mate 70 que executa já o sistema operativo da marca chinesa, sendo que qualquer resquício do Android foi já removido.
De acordo com o alto responsável da Huawei, o HarmonyOS Next precisa ainda de mais dois a três meses para melhorar a experiência de utilização, mas todos os próximos terminais móveis vão já executá-lo.
A marca chinesa continua a enfrentar os desafios trazidos pelas sanções comerciais norte-americanas que a impede usar processos de fabrico com patentes dos EUA; nomeadamente, processadores baseados em processos de 3 nm, numa altura em que algumas marcas – como a Apple e a Samsung – trabalham já em chips de 2 nm.
Ainda assim, no mercado chinês, a Huawei tem vindo a recuperar o sucesso de outrora. De acordo com dados divulgados pela empresa IDC, a marca chinesa registou crescimento de dois dígitos na China durante quatro trimestres seguidos.
Para este crescimento, muito terá contribuído a série Pura 70, lançada em abril deste ano e que já está disponível também no mercado europeu. O modelo base, Pura 70, está agora com um desconto de 20%, na plataforma Amazon Espanha.