Huawei consegue nova patente que vai reduzir o ruído nas imagens

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que a Huawei tenha feito o pedido de patente há já algum tempo, foi agora que obteve a respetiva aprovação, de acordo com o site Huawei Central.

A partir de agora, a Huawei pode usar uma nova tecnologia, nos seus equipamentos móveis inteligentes, que reduz o ruído nas imagens, aumentando a qualidade das mesmas.

Como funciona a tecnologia aprovada na nova patente

imagem de vários smartphones da marca Huawei
A tecnologia agora patenteada pela Huawei pode ser integrada nos sistemas óticos de equipamentos móveis Crédito@Huawei

Tal como já foi referido, a tecnologia foi desenvolvida para ser aplicada em dispositivos móveis inteligentes como smartphones e tablets. Na prática, quando o utilizador abrir a aplicação câmara, o equipamento vai reconhecer a operação, de forma automática, e agir em conformidade.

Outra das vantagens é que à medida que o utilizador capta fotos, estas surgem logo no ecrã do equipamento. Nesta fase, o próprio terminal inicia o processamento daquela imagem em específico e também regista os RAW originais.

Mais: o equipamento procede também a correções de cor, assim como ao pós-processamento na imagem.

O resultado final, é a redução de ruído nas imagens e o aumento da qualidade, sem afetar os detalhes captados pelo utilizador.

Tecnologia da nova patente não deve estar presente nas séries Mate 70 e P70

Uma vez que apenas agora é que a Huawei obteve a aprovação desta nova patente, não é esperado que a marca chinesa inclua esta tecnologia nas próximas séries de smartphones Mate 70 e P70.

Ainda que ambas as séries tenham atributos especialmente direcionados para a fotografia, a aprovação da patente chega tarde, visto que, pelo menos, os protótipos finais dos modelos devem estar já finalizados.

Mantém-se ainda no segredo dos deuses qual o destino da nova tecnologia, ou seja, não se sabe ainda em que terminais móveis da marca vai ser incluída, mas possivelmente os terminais que estão agora a ser pensados e na primeira fase de desenvolvimento podem vir a integrar esta novidade ótica.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt