Huawei confirma o lançamento do HarmonyOS já em abril

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de anos de desenvolvimento e vários meses de testes com a ajuda dos utilizadores, o HarmonyOS está pronto para chegar ao mercado. A disponibilização oficial do novo sistema operativo da Huawei acontecerá em abril.

A notícia foi partilhada hoje pela Huawei na rede social chinesa Weibo. Ainda assim, a empresa não referiu em que dia irá efetivamente começar a disponibilizar aos utilizadores o seu sistema operativo.

Huawei Mate X2 será o primeiro a receber o HarmonyOS

Além da data de lançamento, a tecnológica chinesa informou qual será o primeiro modelo a receber o HarmonyOS. A estreia do software acontecerá no Huawei Mate X2, o mais recente dobrável da marca.

O novo sistema operativo chegará ao dobrável através de uma atualização de sistema, substituindo o Android 10 com que foi lançado. Será o início de uma nova era, que se espera de prosperidade, para a gigante chinesa.

Certamente que mais dispositivos se seguirão, porém, a Huawei ainda não comentou os seus planos para o futuro do HarmonyOS. A certeza é de que, nos próximos meses, muitos mais smartphones da marca abraçarão este software.

Quero relembrar que os Huawei P50 poderão ser os primeiros a chegar de fábrica com o HarmonyOS instalado. Essa informação ainda não foi confirmada, mas com esta notícia parece um cenário cada vez mais provável.

O lançamento dos novos topos de gama da Huawei poderá acontecer em maio. A ser isto verdade, a empresa deverá ter tempo suficiente para otimizar o software a tempo do lançamento da família P50.

Será este o virar de maré para a Huawei?

Desde maio de 2019 que a Huawei se encontra numa situação precária. Impedida de negociar com empresas americanas, a tecnológica perdeu o acesso aos serviços da Google e isso foi um rombo monumental nas suas aspirações nos mercados internacionais.

Em dois anos, a Huawei viu a sua quota de mercado cair drasticamente, tendo já sido ultrapassada pela sua compatriota Xiaomi. Cenário idêntico começa a desenhar-se até na China, após a Huawei ter perdido para a Oppo uma liderança que mantinha há anos.

O lançamento do HarmonyOS poderá ser o catalisador para inverter esta sucessão de eventos menos positivos. Ainda é cedo para comentar a forma como o mercado receberá este novo sistema operativo, mas certamente não será fácil combater o domínio bipolarizado do Android e do iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei P50 Pro+: este pode ser o design do poderoso smartphone
  • Redmi K40 recebem nota máxima para a qualidade dos seus ecrãs
  • OPPO Find X3 Pro tem design galardoado pelo prémio Red Dot
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.