Huawei com apps Android? Sim, é possível

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei já confirmou que os seus próximos dispositivos vão executar HarmonyOS Next e que vai abandonar totalmente o sistema operativo Android. Mas agora foi descoberta uma forma de os terminais Huawei executarem apps do Android através de um emulador e nós contamos-te tudo.

publicação Reddit
Crédito@Active-Recover-4013

A novidade chega através de um utilizador da plataforma Reddit que descobriu um emulador Android na AppGallery da Huawei. O utilizador é um dos testers da versão beta do HarmonyOS Next e avança que o emulador “EasyAbroad” permite fazer downloads de aplicações Android para dispositivos Huawei.

Na prática, isto significa que através deste emulador, os utilizadores podem instalar aplicações como Gmail, Google Maps, Chrome, YouTube, Facebook, Instagram, entre outras.

De acordo com as informações divulgadas, há apenas duas limitações. Em primeiro lugar não é possível colocar um ícone da app no ecrã inicial. Tudo vai estar dentro de uma pasta que – essa sim – vai estar localizada no ecrã inicial.

Em segundo, pode acontecer que os utilizadores não recebam todos os alertas e notificações habituais dessas aplicações. Mas tirando isto, tudo parece funcionar bem.

Entretanto, um criador de conteúdos do YouTube testou o emulador e percebeu que as aplicações eram executadas sem problemas usando o microG.

Recorde-se que a ferramenta microG é gratuita e de código aberto das bibliotecas proprietárias da Google. A sua função é fornecer recursos cruciais do Google Play Services a quem não tem conta Google ou uma ligação aos servidores da empresa.

E o melhor é que esta ferramenta microG não permite a execução de qualquer aplicação que esteja na lista negra da Google.

Foi em 2019 que a Huawei sofreu sanções comerciais por parte da administração de Donald Trump que a impede, até aos dias de hoje, de usar tecnologia norte-americana. Esta medida levou a que a marca chinesa desenvolvesse o sistema operativo HarmonyOS.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt