Huawei prepara-se para competir com a Google e Amazon

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Todos esperavam que a sua presença na IFA 2018 fosse marcada pela apresentação dos novos Huawei Mate 20 e Mate 20 Pro, mas a fabricante tinha outros planos. Apresentou hoje a sua primeira coluna inteligente, a Huawei AI Cube.

Destinada a fazer frente ao Google Home e Amazon Echo, a nova coluna inteligente da Huawei acaba por se apresentar com um design bastante interessante. Claramente inspirado por ambas as suas concorrentes.

Vê ainda: Google Home

Começando pelo mais óbvio, não dá para entender a escolha do nome desta coluna inteligente. Porquê Huawei AI Cube, quando o seu design não apresenta uma única esquina? Enfim, pode ser que a fabricante venha a esclarecer esta peculiar decisão.

Mas vamos ao que interessa. Esta coluna inteligente foi apresentada como sendo uma "coluna 2-em-1", tornando-a única num segmento que cada vez mais cresce em procura e competitividade.

A Huawei AI Cube pode revelar-se como o router perfeito para a tua casa

A Huawei AI Cube chega com a assistente virtual Alexa integrada, servindo ainda como um router 4G LTE. Sem dúvida esta é uma funcionalidade que poderá cativar muitos utilizadores. Já a escolha pela Alexa, em detrimento da Google Assistant, certamente vai criar reações mistas entre os utilizadores.

A AI Cube chega com uma coluna mono de 15W, que promete no entanto oferecer uma performance surpreendente. Para uma melhor utilização de todas as funcionalidades da assistente virtual da Amazon, tem integrados 4 microfones.

Esta coluna inteligente promete oferecer experiência de utilização ótima em todos os campos, através da integração da tecnologia Histen da Huawei. Já que esta tecnologia oferece aos utilizadores um sub-woofer virtual, ajuste automático de som e reconhecimento de voz de longo alcance.

O seu design é bastante agradável, essencialmente captando os pontos fortes de ambos Google Home e Amazon Echo. Uma vez que, o resultado final é uma coluna com formato cilíndrico, com duas tonalidades (e materiais). No topo da AI Cube vais ter presente um painel praticamente idêntico à Amazon Echo.

Com um preço aliciante, a Huawei AI Cube pode mesmo fazer "estragos" à Google e Amazon

Sem qualquer dúvida, são as suas opções de conectividade que a distinguem da concorrência. A Huawei AI Cube suporta LTE Cat.6, ligação à internet via cabo ethernet e tem um modem WiFi dual-band. Ou seja, através de cabo ethernet ou cartão SIM, vais conseguir transformar esta coluna inteligente num "router inteligente" com assistente virtual integrada.

Não foi especificado pela Huawei quais os seus principais objetivos com esta nova AI Cube, mas podemos assumir que torna possível uma nova abordagem bastante interessante. Uma vez que é mais do que capaz de servir como router, poderá ser utilizada em parcerias com operadoras para integrar planos "premium".

Por fim, a fabricante não revelou qualquer informação sobre o seu possível preço de mercado, ou quando irá realmente começar a ser comercializada. Sabemos apenas que irá ficar disponível na maioria dos mercados europeus. Será seguro assumir que irá eventualmente chegar a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Google Home’

Gmazon Echo – Canalys

Huawei Honor prepara smartphone idêntico ao OPPO Find X

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.