Huawei conquista a confiança de Portugal mas perde a do mundo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A corrida ao 5G", o padrão que substituirá gradualmente o 4G, área na qual a Huawei tem investido consideravelmente.

A credibilidade da chinesa Huawei é continuamente posta em causa. Em Portugal tal não sucede.

Nesse sentido, é a construção de toda uma nova infraestrutura de redes 5G sob a tutela da Huawei que está a preocupar as maiores esferas de poder mundial. De um lado temos a administração norte-americana que já baniu a marca do seu país. Aliás, estendeu esta posição hostil aos seus aliados, incitando-os a seguir o mesmo exemplo. A recente peça da Reuters.

Em suma, tanto a esfera norte-americana como a Comissão europeia exortam os países a desconfiar da Huawei. Sobretudo no que à entrega da rede 5G diz respeito, gerando-se assim um tenso clima de desconfiança para com a fabricante Android.

A fabricante Android quer investir na construção de redes 5G

Entretanto a mesma já se desdobrou em comunicados, refutando sempre toda e qualquer acusação de espionagem. De igual forma nega ter implementado ou estar a implementar qualquer tipo de backdoor nos seus chips. Possíveis portas para extração de informações pessoais dos seus utilizadores, aqui a mando do governo de Pequim.

E Portugal? Tipicamente complacente a nação lusa e o seu atual resposta dada a este orgão da imprensa como justificação da sua postura perante a fabricante Android.

O executivo liderado por António Costa afirma ainda que, desde que sejam cumpridas todas as normas legais aplicáveis, tudo está bem. Desta forma, a chinesa Huawei encontra na nação de Portugal um porto seguro.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Enjoy 9: o novo smartphone Android com excelente bateria!

Huawei Nova 4: Novo vídeo revela o némesis do Samsung Galaxy A8s

Huawei Honor View 20: Imagens do formidável ecrã do smartphone

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.