Huawei vai começar a bloquear 'Android launchers' na EMUI 9

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

O sistema operativo Android está presente em milhares de milhões de smartphones. No entanto, nem todos apresentam uma interface idêntica. A grande maioria das fabricantes, desenvolve uma interface própria que coloca nos seus smartphones, muitas vezes integrando até novas funcionalidades.

Mas, nem todos os utilizadores são fãs destas 'skins' impostas pelas marcas. Optando por utilizar Android launchers para personalizar os seus smartphones. Esta é um dos 'trunfos' que sempre tornou o sistema operativo da Google tão popular.

Vê ainda: Google Play Store: Os 8 melhores launchers Android Grátis de 2018

A Huawei é uma das fabricantes que impõe aos seus utilizadores uma 'skin' extremamente pesada, que altera por completo todo o visual do sistema operativo. Enquanto muitos utilizadores gostam de utilizar a EMUI, tantos outros simplesmente não a vêm como uma opção para os seus smartphones.

Huawei arrisca bastante ao proibir a utilização de Android launchers na EMUI 9

Agora, de acordo com as mais recentes notícias, a Huawei está a preparar-se para banir todos os Android launchers da EMUI 9. Este anúncio já foi feito de forma oficial, por isso, vai mesmo acontecer.

Uma coisa é garantida, vão ficar com uma 'batata quente' gigante nas suas mãos assim que colocarem estas medidas em ação. Os utilizadores de smartphones da marca já não estavam satisfeitos com a medidas aplicadas para desencorajar o uso de Android launchers. Com a sua proibição, certamente irá causar muita polémica.

A fabricante está a tentar explicar os motivos para esta decisão, justificando que se deve a muito feedback recebido por parte dos utilizadores que experienciaram vários problemas enquanto utilizavam Android launchers. Como solução, decidiram bloquear por completo toda a utilização de launchers.

Há muito que queriam fazer isto, agora encontraram a 'desculpa perfeita'

Sinceramente, estas medidas por parte da Huawei não me surpreendem. Qualquer utilizador de smartphones da marca sabe que é um pesadelo ativar Android launchers. Sendo obrigado a seguir vários passos totalmente desnecessários. Além disso, a EMUI não está minimamente otimizada para estes launchers, criando bastantes conflitos.

A Huawei continua a sua 'explicação' afirmando que, a maioria dos Android launchers chegam carregados de bloatware. Que acaba por afetar a performance dos smartphones. Para tentar fazer o cenário parecer ainda pior, acusam estas aplicações de causar problemas de sobre-aquecimento.

Por fim, para finalizar a longa lista de 'desculpas esfarrapadas'. A marca afirma que a maioria destes launchers chega cheio de vários tipos de publicidades e aplicações secundárias que funcionam em plano de fundo. Desta forma, afirma que representam um grande risco à privacidade dos utilizadores.

Muitos fãs da marca vão acabar por fugir dos seus smartphones...

Não há dúvida que os smartphones da Huawei são extremamente populares. Mas dificilmente será porque os utilizadores adoram a sua EMUI. Todas as desculpas apresentadas pela fabricante podem ser aplicadas a praticamente todas as aplicações e jogos presentes na Google Play Store.

Será que vão também bloquear o acesso à Google Play Store? Claro que não, porque não podem. Já há muitos anos que a marca está a tentar arranjar formas de obrigar os utilizadores a manterem ativo a EMUI.

No entanto, já ficou provado em diversas situações ao longo dos anos que os utilizadores de smartphones Android dão muito valor à sua liberdade. Especialmente no que respeita à personalização dos seus dispositivos. Não tenho dúvidas de que muitos deixarão de usar smartphones da Huawei assim que esta medida for aplicada globalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 7 Launchers Grátis totalmente diferentes do normal

Google Play Store: 5 Launchers para quem não percebe de smartphones

Google Play Store: Niagara é um dos Launchers Android que vale a pena

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.