Huawei – Quando e a quem chega a atualização para Android Oreo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei é uma das maiores construtoras mundiais e agora, todos queremos o Android Oreo nos nossos smartphones. Posto isto, está na altura de olhar para tudo o que sabemos e avaliar as hipótese de cada um destes dispositivos serem atualizados.

Vê ainda: Top 10 com as principais melhorias.

Lista dos Huawei eleitos e data de chegada do Android Oreo

Até à data este é o cenário que os utilizadores devem esperar com base nas informações oficiais que foram sendo publicadas pela própria marca ao longo dos últimos meses.

A seguinte tabela baseia-se nas informações fornecidas pelo site TheAndroidSoul, com base também numa análise do histórico de atualizações desta construtora chinesa.

Tendo em conta o grande número de smartphones Android que esta construtora tem lançado no mercado durante os últimos dois a três anos, atualizar todos estes dispositivos seria uma tarefa hercúlea. Mesmo assim, nos últimos tempos temos notado um crescente esforço desta marca em manter os seus Android's bem atualizados.

EMUI 6 trará o Android Oreo

Por motivos de organização, dividimos os anos em trimestres, sendo cada um identificado pela letra "Q", de "quarter", inglês para "quartel", exemplo (Q1 de 2018 = 1º trimestre/ quartel de 2018).

Note-se que esta lista não pretende substituir um comunicado / lista oficial da construtora chinesa. Aliás, logo que esta venha a ser publicada pela marca também serão os primeiros a saber.

Smartphone

Android Oreo

Data prevista de chegada
Huawei Enjoy 6 Não Expectável
Huawei Enjoy 6s Não Expectável
Huawei G9 Plus Não Expectável
Honor 5A Não Expectável
Honor 5c Não Expectável
Honor 6A Não Expectável
Honor 6X Não Expectável
Honor 8 Expectável Q2 2018
Honor 8 Pro Expectável Q2 2018
Honor 9 Expectável Janeiro 2018
Honor Holly 2 Plus Não Expectável
Honor Holly 3 Não Expectável
Honor Magic Expectável Q1 2018
Huawei Honor Note 8 Não Expectável
Huawei Honor V8 Expectável Q2 2018
Huawei Honor V9 Play Expectável Q1 2018
Huawei Mate 9 Expectável Dezembro 2017
Mate 9 Porsche Design Expectável Dezembro 2017
Mate 9 Pro Expectável Dezembro 2017
Huawei Nova Não Expectável
Huawei Nova 2 Expectável Q2 2018
Huawei Nova 2 plus Expectável Q2 2018
Huawei Nova Plus Não Expectável
Huawei P10 Expectável Dezembro 2017
Huawei P10 Lite Expectável Dezembro 2017
Huawei P10 Plus Expectável Dezembro 2017
Huawei P8 Lite (2017) Expectável Q2 2018
Huawei P9 Expectável Q2 2018
Huawei P9 lite Expectável Q2 2018
Huawei P9 lite mini Expectável Q2 2018
Huawei P9 Plus Expectável Q2 2018
Huawei Y3 (2017) Não Expectável
Huawei Y3II Não Expectável
Huawei Y5 (2017) Não Expectável
Huawei Y5II Não Expectável
Huawei Y6 (2017) Não Expectável
Huawei Y6II Compact Não Expectável
Huawei Y7 Expectável Q2 2018
Huawei Y7 Prime Não Expectável

O teu Huawei está na lista?

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Relembro que no próximo dia 16 de outubro teremos a apresentação oficial do seu próximo topo de gama, o Mate 10 que será revelado em Munique, Alemanha. Esperemos para ver o que nos reserva este promissor smartphone.

O sucessor do Mate 9 deverá trazer já o Android Oreo pré-instalado e isto significa que, neste momento, a marca já tem uma versão estável e funcional da EMUI 6.0 para equipar o seu próximo topo de gama.

Mate 10 deverá trazer o Android Oreo já instalado

Quero com isto dizer que a Huawei não terá que começar a trabalhar a partir do zero para "montar" todo um novo pacote de firmware (software de sistema) para os demais dispositivos eleitos para a atualização e isto é importante pois poderá agilizar de forma considerável a sua chegada a outros dispositivos via OTA (over the air).

Isto dependerá, contudo, de um lançamento calmo e ponderado do novo Mate 10, sobretudo da EMUI 6 que, se não tiver muitos bugs ou erros, poderá ser prontamente preparada para uma distribuição global aos dispositivos eleitos. Ou pelo menos assim espero.

Por último, para todos os equipamentos da marca que ficarão de fora e sem a atualização oficial, as Custom ROM's como a LineageOS 15 serão a melhor solução. Esta ROM usufrui de uma vasta comunidade de desenvolvedores e trará todas as grandes novidades do Android Oreo aos smartphones que, de outra forma, ficariam excluídos.

O teu dispositivo faz parte desta lista? Acreditas que a marca poderá surpreender os seus utilizadores e disponibilizar o Android Oreo a mais smartphones?

Outros assuntos relevantes:

5 razões para não comprar os novos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL

e

e Pixel Buds – Mais que uns “fones”, uma revolução na comunicação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.