Huawei ataca Google em relação às preocupações de segurança

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei enfrenta um banimento por parte dos Estados Unidos, o que faz com que não possa usar os serviços Google nos seus smartphones mais recentes. No entanto, isso não tem impedido alguns utilizadores de os instalarem nos equipamentos através de meios alternativos à Play Store.

Há alguns dias, a Google decidiu lançar um comunicado onde falava do “alto risco" de os utilizadores "instalarem uma app que foi alterada ou violada de formas que possam comprometer a segurança do utilizador”. A Huawei já respondeu a estas preocupações.

Huawei afirma que o utilizador instala aplicações "de onde bem entender" no seu smartphone

O responsável pela área de consumo da empresa, Walter Ji, referiu ao Sapo Tek em conferência de imprensa em Barcelona que a decisão do que devem instalar nos equipamentos cabe exclusivamente aos utilizadores.

Desta forma, Walter Ji desdramatiza as preocupações manifestadas pela Google, que afirmou que equipamentos como o Mate 30 Pro ou o Mate Xs não passaram pelo habitual processo de segurança da Google e não têm o certificado “Play Protect”.

Ao mesmo tempo, a Huawei desenvolve cada vez mais a sua loja de aplicações – a AppGallery. Esta não conta com os serviços da Google, mas estes até podem regressar aos equipamentos da marca se for conseguida uma autorização especial do governo americano.

A Google avisou os utilizadores para os riscos de instalarem aplicações de outras fontes que não as oficiais. Como é óbvio, cada utilizador saberá o que fazer com o seu dispositivo e de que fontes quer instalar as suas aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google faz aviso de segurança importante sobre a Huawei
  • Huawei AppGallery já está atrás de Google e Apple nas lojas mais populares
  • Serviços Google podem regressar aos smartphones da Huawei. Percebe porquê
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.