Huawei assina acordo para desenvolver o 5G na Rússia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei vai desenvolver uma rede de 5G na Rússia. A tecnológica chinesa assinou esta quarta-feira um acordo com a operadora russa MTS, que vai trazer a tecnologia para o país durante o próximo ano.

A informação foi divulgada pela própria MTS, que no seu comunicado afirma que o acordo traz “o desenvolvimento da tecnologia 5G e o lançamento piloto desta rede em 2019/2020” à Rússia.

Rede 5G tem "importância estratégia" para a Huawei

Guo Ping, vice-presidente da Huawei, mostrou-se “muito feliz” com o acordo. O executivo da Huawei afirma que acordos destes são cruciais, já que o 5G “é uma área de importância estratégica” para a empresa.

Este acordo foi assinado numa altura em que o presidente chinês visitou em Moscovo o presidente russo. Xi Jinping e Vladimir Putin têm, tal como os dois países, uma relação próxima, o que facilita este tipo de acordos.

A Huawei tem estado debaixo de fogo desde que os Estados Unidos proibiram as empresas tecnológicas americanas de negociarem com esta. Donald Trump assinou a ordem executiva por suspeitas de espionagem relacionadas com o governo de Pequim.

Empresas americanas como a Google já se afastaram da Huawei, e o futuro da tecnológica continua em cheque. Os próximos meses poderão ser decisivos para a resolução deste caso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate X alcança 1Gbps em testes de velocidade com rede 5G

  • Huawei nega rumores sobre reduções na produção de smartphones

  • China está a preparar lista negra para 'vingar' a Huawei

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.