Huawei podia ter-se antecipado à 'notch' da Apple e ao seu iPhone X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

2018 ficará conhecido como o ano da notch, a monocelha, entalhe ou recorte na parte superior do ecrã dos terminais. Tudo começaria com o Apple iPhone X que tornaria este formato extremamente popular no segmento Android. Algo que a Huawei já poderia ter feito antes mesmo da gigante de Cupertino.

Ao passo que uma das primeiras empresas a utilizar esta notch foi a Essential Phone, só quando a Apple o utilizou é que a tendência se generalizou. Com efeito, poucos meses depois da apresentação do iPhone X surgiriam os primeiros clones. Entretanto a indústria entregou-se completamente a esta tendência.

Vê ainda: onor 10 já é oficial! Kirin 970 e 6GB de RAM por 335€

Agora, segundo Ben Sin, um dos chefes da divisão mobile da Huawei em declarações à Forbes, a fabricante chinesa já teria equacionado esta hipótese. Com efeito, na entrevista cedida a esta publicação, Sin revelaria que a Huawei já estava a planear a notch, mesmo antes da Apple e do seu iPhone X.

De forma a aumentar o tamanho do ecrã ao máximo e aproveitar o máximo possível da área do painel frontal esta solução já estaria em cima da mesa. Segundo Ben Sin, o design foi avaliado, aplicado a alguns protótipos. Todavia, com o receio de criar um smartphone Android com aparência não proporcional, seria posto de parte.

Huawei estava a considerar a 'notch' para os seus dispositivos Android

Com efeito, esta foi a causa citada pelo executivo da Huawei. Uma vez que os consumidores chineses valorizam muito um design proporcional, ao desequilibrar um dos extremos do ecrã, a procura pelo smartphone poderia diminuir. Com receio deste impacto negativo no seu mercado natal, a Huawei colocaria o design na gaveta. Até que a Apple apresentou o seu iPhone X e o mercado se rendeu ao novo formato e ao novo look com a notch no topo do mesmo.

Huawei é uma das maiores fabricantes Android

Entretanto, ciente da mudança de opinião pública perante a notch do Apple iPhone X a Huawei sentiu-se segura. Agora sim, em 2018, também o mercado chinês já estava pronto para receber este novo look nos smartphones a que já estavam habituados.

Li avançou ainda que a nova cor "Twilight", o misto entre rosa, púrpura e azul quase que seria descartado. Para muitos era "demasiado ousado", uma cor demasiado vistosa. Ainda assim, a Huawei decidiu arriscar e apresentar esta nova cor para os seus dispositivos Android.

Apple conseguiu popularizar a 'notch' com o iPhone X

Agora, é uma das cores mais escolhidas pelos consumidores, provando-se assim uma aposta de risco que deu bons frutos para a marca. Em suma, não importa quem é que teve primeiro a ideia mas sim quem é que a aplicou em primeiro lugar. Importa destacar quem a conseguiu aplicar, tornar apetecível e num novo padrão. Aí, não há dúvidas de que a Apple fez tudo o que poderia e deveria ser feito.

Ainda assim, vemos uma Huawei a investir cada vez mais no departamento de pesquisa e desenvolvimento. Os resultados estão à vista. Neste momento é sua a melhor câmara fotográfica no mercado. São seus os mais vistosos terminais do mercado e já é seu o 3º lugar nas maiores fabricantes mundiais.

Neste momento tens algum dispositivo Android desta fabricante?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Phone de 2018 poderá chegar pouco acima dos 550€

d One da Google

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.