Huawei apanhada em flagrante com o anuncio do Huawei Nova 3i

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Pois é, parece que a Huawei voltou a ser apanhada enquanto tentava mais uma vez enganar os seus consumidores. Voltaram aos velhos hábitos de capturar fotografias com uma câmara DSLR, implicando que estaria a ser capturada com a câmara selfie do novo Huawei Nova 3i.

Na primeira vez, de forma a publicitar o topo de gama Huawei P9, foi com uma publicação no Google+ que se descobriu através da informação EXIF que tinha sido tirada com uma câmara DSLR. Desta feita, não foi preciso tanto trabalho de investigação.

Vê ainda: Xiaomi: 10 produtos da marca por menos de 50€ que tens de conhecer

A atriz envolvida no anúncio pensou que seria engraçado publicar uma foto do backstage na sua conta do Instagram. Onde se vê exatamente o momento em que estariam a capturar essa imagem. O problema é que o ator que estava a tirar a selfie "com o Huawei Nova 3i", não está a segurar nada na mão... Em vez disso, está um fotografo profissional com uma "bruta" duma câmara DSLR a capturar a fotografia perfeita.

Por cima da fotografia tirada pela câmara profissional, são também óbvios os "quilos" de edição que acharam por bem aplicar à posteriori. O objetivo seria fazer parecer que a edição foi feita pelas capacidades de IA (inteligência artificial) do Nova 3i.

Huawei volta a ser apanhada com as "calças na mão" em anúncio do Huawei Nova 3i

Contextualizando a imagem com todo o guião do vídeo publicitário, um casal está a passar férias de verão numa resort e utiliza o máximo possível o novo Huawei Nova 3i para capturar todos os momentos em grande estilo.

Durante o anúncio podemos ver pelo menos 4 selfies que muito provavelmente acabaram por ser fotografadas com material profissional. Levando de forma óbvia os utilizadores a pensar que as fotografias haviam sido capturadas com o próprio Nova 3i.

Ainda há bem pouco tempo a Samsung Brasil foi apanhada em situação semelhante, tentando passar imagens stock como se fossem capturadas com o Galaxy A8. Entre as duas situações, venha o diabo e escolha. Mas pelo menos a Huawei achou por bem contratar um fotografo profissional.

Tal como acontece sempre que uma destas situações se torna pública, as opiniões vão voar em todas as direções. Vai haver utilizadores que dizem que a Huawei nunca diz no anúncio que as fotos são capturadas pelo smartphone. Ou outros que dizem que nunca se pode acreditar nestas "sample images" dos anúncios.

É claro que ambas as opiniões podem ser consideradas válidas, tal como tantas outras. O problema não está no que a Huawei "não disse", mas sim no que deveria ter dito. Da mesma forma que na indústria dos jogos as empresas foram obrigadas a colocar o disclaimer a revelar que não se trata de "imagens reais de jogo". Também as fabricantes de smartphones deveriam ser obrigadas a fazer o mesmo nos seus anúncios.

Publicidade enganosa por parte das fabricantes de smartphones não devia cair em esquecimento

A Huawei não afirma em nenhuma instância que as selfies estão a ser capturadas com o Nova 3i, mas também não precisa. Todo o anúncio está programado para fazer com que qualquer pessoa a assistir assuma isso mesmo, o que é normal.

Infelizmente, o consumidor geral vai muito provavelmente ver este anúncio e, mesmo que de relance, vai ficar com o resultado fotográfico na memória. Caso passe numa loja de smartphones, a sua decisão vai ser influenciada por uma fotografia enganosa.

Este será muito provavelmente mais um caso de publicidade enganosa que vai acabar por passar despercebido aos olhos da lei. Certamente que a Huawei vai publicar uma qualquer desculpa para justificar o facto de ter sido apanhada a tentar enganar os seus consumidores.

Esperemos que o velho ditado não se aplique e que realmente não exista uma terceira situação deste tipo. Especialmente numa altura em que os smartphones têm capacidades fotográficas incríveis. Pois não há necessidade de tentar enganar possíveis compradores com artimanhas deste nível.

Editores 4gnews recomendam:

FIFA 19 ou PES 2019? A vossa escolha não deixou dúvidas!

Google Chromecast: Novo modelo vai receber suporte para Bluetooth

Os smartphones em 2019 serão bem mais inteligentes!

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.