Huawei. Android Oreo e EMUI 8 já têm data de chegada aos Honor!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Neste momento os dispositivos Honor 8 e o Honor 7X continuam a usufruir de uma elevada popularidade devido não só à sua elegância mas também à sua performance. Entretanto tivemos também o Honor 9, dispositivo da sub-marca da Huawei que continua a deslumbrar Portugal. Todavia, os utilizadores destes dispositivos continuam à espera do Android Oreo 8.0 que chegará através da EMUI 8.

Para os mais extravagantes o Honor 7X da Huawei estava disponível até em Vermelho mas nem por isso já recebeu o Android Oreo com a EMUI 8. Esta é a "máscara" ou interface (UI) da própria Huawei e continua a fazer esperar os utilizadores destes dispositivos de gama média.

Vê ainda: d

A chegada do Android Oreo para os dispositivos Honor tem gerado bastante confusão com diferentes filiais da marca a transmitir mensagens distintas. Todavia, acreditava-se que o Honor 9 e o 7X receberiam a nova EMUI 8. Já o Honor 8 receberia apenas algumas das funções da EMUI 8 sem que o sistema operativo fosse atualizado.

Agora, a filial francesa da sub-marca da Huawei utilizou o seu Twitter para tentar esclarecer os consumidores. Segundo esta, tanto o Honor 8 como o Honor 7X receberão a EMUI 8. Até aqui nada de novo mas acrescenta ainda que a atualização chegará durante o segundo trimestre de 2018. Portanto, até ao final do mês de junho.

Android Oreo e EMUI 8 a caminho dos Huawei Honor

Ora, toda a confusão em torno das atualizações é unicamente imputada à marca. Em dezembro vimos o CEO da sub-marca da Huawei a afirmar que tanto o Honor 8 como o Honor 7X seriam atualizados para o Android Oreo. Pouco depois explicaria porque é que o 7X seria lançado no mercado ainda com o Nougat 7.0. Pouco depois a marca pronunciar-se-ia sobre as atualizações dizendo que "ainda estavam a efetuar testes em alguns dos mais recentes equipamentos". Aqui incluíam-se o Honor 9, 8 e 8 Pro.

Calendário de atualizações para o Android Oreo:

Cerca de um mês depois a filial indiana da marca utilizou o Twitter para afirmar que o Honor 8 não receberia o Android Oreo. Na altura alegaram limitações de hardware e software. Entretanto este mesmo Tweet foi eliminado. Dias depois veríamos o site da Web oficial da Huawei a afirmar que o Honor 8 receberia uma atualização para a EMUI 8.0.

EMUI 8 chegará hoje ao Honor 9 da Huawei

Mais uma vez recorrendo à rede social Twitter, agora a sub-marca da Huawei afirmou que os 8 Pro e o mais recente 9 receberiam a atualização já a partir de hoje!

Veja-se a tabela acima presente, partilhada hoje pela filial francesa da marca de smartphones e dispositivos móveis. Já para os modelos 7X e 8 a atualização chegará durante o 2º trimestre de 2018. Portanto, até ao final de junho deste ano. A data exata não foi revelada.

Note-se ainda que não foi revelado se o Honor 8 receberá uma atualização completa para o Android Oreo 8.0 ou se receberá "apenas" a EMUI 8, adaptada para o equipamento. Esta hipótese já havia sido debatida anteriormente e consiste na adaptação das novas funcionalidades sem atualizar a versão base do sistema operativo. De qualquer forma seriam boas notícias para o consumidor.

Note-se que também a Xiaomi efetuou uma abordagem semelhante com a sua MIUI para alguns dos smartphones mais antigos. Trouxe a MIUI 9 para equipamentos com perto de 4 anos (ou até mais) mas manteve a versão base do sistema operativo Android. Agora, para o Honor 8 poderemos ter o mesmo cenário.

Note-se que a distribuição da atualização ocorrerá via OTA (over the air). Desta forma, poderão ter que esperar algumas horas ou alguns dias (ou meses consoante o dispositivo). Será uma atualização com distribuição gradual e faseada pelo que não estranhem se não chegar mesmo hoje.

O que traz de novo o Android Oreo?

Caso tenhas um dispositivo desta sub-marca da Huawei então prepara-te para receber um vasto rol de novidades. Terás uma maior velocidade na abertura de aplicações. Maior rapidez no reboot do smartphone. Terás também uma segurança reforçada em todo o teu equipamento com as mais recentes atualizações de segurança da Google.

Terás também os novo "pontos" para as notificações. São pequenos pontos que variam de cor para te sinalizar quando uma aplicação tem novidades. Mostram também quando uma APP é recente, etc. Terás também uma melhor autonomia de bateria, mais opções e nova organização nas definições.

Terás todo um novo aspecto da EMUI 8, mais simples e um pouco mais leve. Terás também os canais para as notificações que te permitirão ajustar o que é que cada aplicação pode alertar. E quando o pode fazer! Terás um ajuste criterioso de mais parâmetros como as permissões das apps. Terás também o modo Picture-in-Picture.

Assim que o Android Oreo começar a chegar aos dispositivos com a EMUI 8 poderemos finalmente aquietar as dúvidas. Entretanto caso alguém já tenha recebido as novidades deixem-nos também o vosso feed-back.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lite passa pela FCC, confirma-se a monocelha do iPhone X

d Oreo, por engano…

vai aumentar a produção de memória RAM e não só…

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.