Android O Huawei Mate 9

Volvidas umas escassas 3 semanas após o lançamento da versão developer preview do Android O pela Google, eis que uma das grandes construtoras já está a testar a próxima versão do sistema operativo num dos seus melhores smartphones. De momento esta developer preview já pode ser instalada em alguns dispositivos da linha Nexus e claro, nos seus Pixel.

Vê ainda: Lineage OS 15.0 : Android O estará disponível para estes Smartphones

   

Os smartphones das restantes marcas terão que esperar vários meses até que este Android O esteja disponível para o consumidor comum. Por norma, a Google apenas disponibiliza o código fonte (source code) das grandes atualizações e novas versões assim que elas sejam lançadas oficialmente. Só aí é que as construtoras, por norma, têm acesso ao “pacote completo”. Em seguida poderão então desenvolver as suas próprias versões (interfaces e aplicações) com base no Android puro.

Huawei já está a testar o Android O

É, de certa forma, normal que uma das parceiras da Google esteja a testar o Android O, internamente, num dos seus dispositivos de topo. Em particular, podemos ver que o Huawei Mate 9 já está a experimentar os novos saberes da próxima versão do Android. A construtora chinesa estará a estudar esta nova versão para, sobre ela, construir a nova versão da sua interface EMUI.

É particularmente interessante ver os esforços que esta construtora está a encetar para ser das primeiras a fazer chegar as atualizações de software aos seus smartphones de topo (flagships).

Para além dos Nexus e dos Pixel, o Huawei Mate 9 foi o equipamento escolhido pela marca para testar as novidades da Google. A construtora já lançou algumas builds (compilações de software) internamente para que o software possa ser estudado com o tempo e a calma necessárias.
Contudo, estas compilações internas não se destinam ao público em geral. São meras ferramentas para os desenvolvedores de software da Huawei se ambientarem ao Android O. Além disso, carecem de certas funcionalidade básicas como a Google Play Store, a menos que sejas suficientemente persistente para instalares a loja por side load.

Além disso, esta build conta apenas com dois idiomas, Inglês e Mandarim (chinês). Esperemos que a Huawei consiga providenciar uma versão final e estável do Android O para o grande público pouco após o lançamento oficial da versão pela Google. O Huawei Mate 9 será um dos primeiros smartphone a receber a atualização e esperemos que a sua variadíssima panóplia de gama média e restante gama alta não fique de fora.

Outros artigos relevantes:

Google é levada a tribunal por disparidades salariais com base no género

Forma segue a Função – A filosofia de design do UMIDIGI C NOTE

Motorola Moto C : O próximo “baratinho” de 100 dólares está a chegar!