Huawei admite a sua culpa no caso das publicidades no seu ecrã de bloqueio

Carlos Oliveira
4 comentários

Há uns dias surgiu a notícia da aparição de anúncios nos ecrãs de bloqueio de alguns smartphones da Huawei. Embora na altura a empresa chinesa tenha se esquivado do problema, agora vem admitir que teve, efetivamente, culpa no sucedido.

Em comunicado enviado ao Android Central, a Huawei lamenta o inconveniente que este caso possa ter causado aos seus utilizadores. A tecnológica informa ainda que removeu dos seus servidores quaisquer publicidades do género e que estas não mais deverão aparecer nos smartphones dos utilizadores.

Huawei informa como eliminar as imagens descarregadas

Para as imagens que tenham sido descarregadas para os smartphones, a Huawei diz-nos como as apagar definitivamente. Para tal, deves seguir os seguintes passos:

  1. Quando uma dessas imagens aparecer, deves deslizar de baixo para cima, até que apareça a barra de definições
  2. Agora basta carregar em Eliminar e em seguida em Remover

Huawei pede desculpa, mas não revela a causa deste incidente

No comunicado enviado do Android Central, a Huawei pede desculpa aos utilizadores, mais do que uma vez. Garante ainda que está a trabalhar para que tal não volte a acontecer. No entanto, a empresa chinesa não revela o que motivou a aparição destes anúncios nos seus smartphones.

Da forma como tudo se desenrolou, leva-nos a crer que este caso foi propositado. Contudo, se esse for o caso, a Huawei nunca iria admitir que o fez. Por isso, é com alguma naturalidade que vemos a ausência de uma explicação pormenorizada.

Plataforma Booking.com teve direito a publicidade nos smartphones da Huawei

Propositado ou não, a verdade é que a plataforma Booking.com foi publicitada a nível mundial nos últimos dias. As publicidades que apareceram nos ecrãs de bloqueio dos smartphones da Huawei eram alusivas a esta plataforma de marcações de hotéis.

Ah hear... @Huawei why am I now being served ads on my lock screen? Stop it! Moreover @bookingcom what idiot in marketing thought this was ok? #ads #DigitalMarketing #Huawei #measure pic.twitter.com/Ta1lslMwsP

— Dave Rooney (@daverooney) 13 de junho de 2019

Os utilizadores começaram a notar o aparecimento de publicidades nos seus smartphones Huawei de forma inesperada. Tal manifestava-se no caso de estes utilizarem os wallpapers presentes na categoria Revistas. Caso usassem uma imagem descarregada por eles, as publicidades desapareciam.

Na altura, a Huawei afirmou não ter culpa no sucedido e que tal dever-se-ia a alguma aplicação terceira. Passados poucos dias, vemos que as coisas não foram bem assim e, afinal, a empresa chinesa teve culpa.

4 comentários
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.