HTC voltará a lançar smartphones premium. Será que ainda vão a tempo?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A HTC mudou recentemente de CEO e o novo executivo parece otimista face ao futuro da empresa no mercado de smartphones. Em entrevista ao TechCrunch, Yves Maitres afirma que a empresa asiática voltará a lançar smartphones premium.

O último dispositivo móvel apresentado pela marca foi o HTC U19e, sendo este um gama média. Sem grande surpresa, este equipamento não teve grande sucesso no mercado.

Entretanto, a empresa asiática vendeu o seu departamento mobile à Google, que canalizou os seus ativos para o desenvolvimento dos seus Pixel. Quando muitos pensavam que este poderia ser o fim da HTC, a empresa planeia dar luta.

HTC admite que parou de inovar

Na entrevista concedida ao TechCrunch, Yves Maitres, CEO da HTC, admite que a empresa que agora dirige deixou de inovar. E isso acabou por ser fatal quando marcas como a Apple, Samsung ou Huawei começaram a atacar o mercado com força.

O que fez com que a HTC parasse de inovar no que toca a smartphones foi a sua aposta mais vincada na Realidade Virtual. Os fundos foram canalizados para esse nicho e os dispositivos móveis passaram para segundo lugar.

Ainda não é certo quando a HTC voltará à carga

Apesar da promessa de Yves Maitres em voltar ao desenvolvimento de smartphones premium, ele não se compromete com uma data. Quando tal acontecer, esses equipamentos serão dirigidos a "países com um PIB (produto interno bruto) elevado".

Esta afirmação também não abona a favor da empresa asiática. A países com um PIB elevado normalmente associamos países com maior poder de compra. Ora, esses consumidores certamente estarão mais inclinados a adquirir produtos de marcas mais estabelecidas, como é o caso da Apple ou Samsung.

Ou seja, se essa for a aposta da HTC, a empresa terá de oferecer algo verdadeiramente diferenciador para que os consumidores escolham os seus produtos em detrimento dos da Apple ou Samsung. E diga-se que tal não será tarefa fácil.

HTC já foi uma das maiores empresas de tecnologia móvel do mundo

Se segues o mercado tecnológico há poucos anos, é natural que o nome HTC não te diga muito. No entanto, ainda nem há uma década a HTC era das empresas mais importantes do setor.

Corria o ano de 2011 e a HTC era a marca que mais smartphones vendia nos EUA e a número cinco a nível mundial. Se isso não é sinal da sua importância no mercado, não sei o que será.

No entanto, foi necessário apenas um ano para que o cenário mudasse completamente. Em 2012, a HTC estava já numa posição muito delicada por culpa da ascensão de marcas como a Huawei ou ZTE.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple inundada de reclamações sobre o ecrã do iPhone 11 que risca facilmente!
  • Motorola One Macro: imagens reais revelam design antes do lançamento
  • E agora Huawei? O que se passará com os smartphones da marca sem os serviços Google
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.