A Honor apresentou esta manhã, à imprensa, os seus produtos mais recentes. Após termos assistido à apresentação do Magic V3 na IFA 2024, em Berlim, o smartphone dobrável mais fino e leve do mercado foi dado a conhecer à imprensa portuguesa. E nota-se uma aposta reforçada no mercado português, com uma estratégia clara de construção de marca e sem pensar muito na concorrência.
Por falar em concorrência, a Honor afirma competir apenas consigo mesma neste mercado dos dobráveis. Isto porque o Magic V3 tem uma espessura de 9,2 mm quando a do Magic V2 era de 9,9 mm. O grande concorrente, o Samsung Galaxy Z Fold6, tem uma espessura de 12,1 mm.
É ponto assente que o Honor Magic V3 é o smartphone dobrável a derrotar do momento, tal como escrevi na nossa análise dedicada. Mas falar da Honor ainda não é falar de uma marca com o estatuto de uma Samsung ou Apple. Pelo que, mesmo no meio de tanta inovação, o caminho vai fazer-se caminhando.
Honor quer ter "crescimento sustentado" em Portugal
Quando questionado pelo 4gnews, se o objetivo da Honor com o Magic V3 é ter o smartphone dobrável mais vendido, Nuno Bandeira, diretor de vendas da marca em Portugal, desdramatiza. O objetivo passa por ter um "crescimento sustentado" naquilo a que chama de "estratégia de construção de marca".
E isso já se notará, nesta geração, onde a Honor estará a apostar mais forte com campanhas nos variados operadoras, mas também com stands dedicados no El Corte Inglês ou na Fnac. Essa estratégia de construção de marca passa também por valorizar todos os que comprarem o V3 primeiro, já que a Honor não pretende "descer agressivamente os preços", como outras marcas.
Certo é que quem quer o V3, quer o pináculo dos smartphones dobráveis e isso tem um preço. São 1999 €, ainda que existam campanhas apetecíveis como esta da Vodafone que fazem descer o preço significativamente para quem tem pontos no Clube Viva. Além disso, a marca também opta por incluir carregador rápido e capa na caixa, bem como uma Magic Pen a acompanhar.
Magic V2 continua à venda por preço mais atrativo
E para aqueles que não queiram gastar tanto, o Magic V2 vai continuar à venda por um preço mais atrativo. Embora não seja o dobrável mais recente, mostra que a Honor continua a acreditar no produto e que lhe continuará a dar suporte.
Por falar em suporte, também ficou registada uma promessa. O Honor Magic V3 vai ter quatro anos de atualizações de software e cinco anos de atualizações de segurança. Ainda não está ao nível da concorrência, mas já se nota uma boa evolução. E na nossa unidade de teste, temos notado atualizações e suporte constante.
O software é, aliás, o ponto menos positivo apontado à Honor quando comparada com marcas mais maduras neste segmento, como a Samsung. Mas Jesús Domingues, diretor de produto da Honor Iberia, afirma que grande parte das aplicações já estão totalmente otimizadas para este formato e para transição entre ecrãs. Os nossos testes comprovam isso, sendo raras aquelas que ainda não se encontram a funcionar na perfeição.
Agora que a aposta no mercado português parece reforçada por parte da Honor, vamos esperar para ver até onde a marca consegue ir. Os primeiros resultados das vendas do V3 parecem ter superado todas as expectativas. Será que vai vingar?