A Honor é hoje uma das marcas que melhores smartphones produz. A fabricante tem dos melhores equipamentos do mercado, desde smartphones comuns a dobráveis. E o mais recente a entrar nessa galeria é o Honor Magic6 Pro.
Um verdadeiro topo de gama, na aceção da palavra. Testámos o Honor Magic6 Pro ao longo das duas últimas semanas e trazemos-te agora as nossas conclusões nesta análise. Spoiler alert: é um dos melhores smartphones que vais poder comprar em 2024.
Unboxing
O Honor Magic6 Pro promove uma experiência de unboxing semelhante à dos principais concorrentes. Aposta na simplicidade e traz foco no smartphone, mal abrimos a cada vez mais fina caixa.
No seu interior, além do smartphone, encontramos um cabo USB-C para USB-C de carregamento e uma ferramenta para ejeção dos cartões SIM. A completar o pacote estão os habituais manuais de utilizador. Ao contrário da anterior geração, não temos carregador ou capa incluída na caixa. Infelizmente é um caminho que acaba por ser feito por todas as marcas.
Design requintado e construção de topo
O design do Honor Magic6 Pro segue as linhas mestras da anterior geração, com um toque de requinte. No nosso caso, testámos a versão em verde, onde isso é mais notório. Isto porque ao verde juntam-se tons de dourado em torno das câmaras e na moldura.
À frente encontramos um ecrã curvo na lateral e nas arestas, numa altura em que outras marcas optam por painéis planos. Atrás também se verifica uma ligeira curvatura para a moldura, o que faz com este seja um smartphone bastante ergonómico. O peso é de 225 gramas nesta variante.
A traseira da versão preta é em vidro, mas nesta variante em verde é de couro sintético, predominando o poliuretano na construção. O resultado é um acabamento rugoso que melhora bastante a pega do smartphone e lhe dá um aspeto diferenciado e premium.
O acabamento nas laterais é em alumínio, sendo que os botões estão colocados na direita e possuem um bom sentimento e firmeza ao toque. A opção por um ecrã curvo irá agradar a uns e desagradar a outros. Mas este é um smartphone muito bem construído e com um design que se destaca e denota evolução face à anterior geração, sem que seja um corte radical com essa ideologia.
Ecrã com brilho que impressiona
O ecrã do Honor Magic6 Pro é, como já foi referido, curvo nas laterais. E no topo encontramos uma pequena ilha em formato de pilha que alberga a câmara frontal e um sensor 3D para reconhecimento facial.
É um painel OLED de 6,80 polegadas, com o denominado Honor Nano Crystal Shield. Material que a marca afirma ser o melhor da indústria na resistência. A isto junta-se uma resolução de 2800 por 1280 píxeis, e uma taxa de atualização variável até 120 Hz. E sim, este é um painel LTPO, pelo que a taxa de atualização pode descer até 1 Hz para poupar bateria.
O painel também possui 4320 Hz de tecnologia PWM, que fazem com que tenhamos um salto face à anterior geração na proteção ocular do dispositivo. Basicamente terás ainda menor perceção dos saltos de brilho quando este é alterado, já que é diminuída a cintilação.
E por falar em brilho, o smartphone tem um alto brilho base de 1600 nits. No entanto, em condições extremas este consegue chegar a uns impressionantes 5000 nits. O que faé z dele simplesmente o melhor smartphone para usares na rua sob luz intensa. É um ecrã magnífico para leitura, mas também para consumo de conteúdo ou jogos.
Áudio que não te deixa na mão
O áudio é sempre um ponto importante num smartphone. Principalmente sendo um topo de gama onde podes vir a querer jogar bastante, ver séries ou filmes ou simplesmente ouvir músicas nos seus altifalantes estéreo.
Em qualquer dos casos, vais ficar satisfeito com o desempenho do Honor Magic6 Pro. Tem das melhores colunas que já testei num smartphone, sendo seguramente um equipamento com boa qualidade de áudio.
Se fores adepto de áudio sem fios, também podes contar com a mais recente tecnologia. Este vem com Bluetooth 5.3 e compatibilidade para os codecs LDAC, AptX ou AptX HD.
Desempenho irrepreensível
Se há algo que não tens de te preocupar no Honor Magic6 Pro é com o seu desempenho. Vem equipado com o mais recente Snapdragon 8 Gen 3, da Qualcomm, e guarnecido com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Fornece o desempenho que podes esperar num topo de gama lançado neste início de 2024. Sem espinhas em qualquer aplicação que usemos na Google Play Store e ‘come ao pequeno-almoço’ qualquer jogo mais exigente. Os números no Geekbench 6 falam por si.
Interface ainda pode melhorar
A Honor tem uma interface madura, com bastante personalização e que no caso do Magic6 Pro já chega na versão MagicOS 8.0 baseada no Android 14. Além disso, a marca também anunciou o compromisso de fornecer 4 anos de atualizações de software e 5 anos de atualizações de segurança.
Contudo, esta é uma interface que ainda vejo com muito potencial para melhorar. A maior crítica é talvez o facto de chegar com demasiadas aplicações pré-instaladas, da marca e de terceiros. Felizmente muitas delas podem ser desinstaladas se essa for a vontade do utilizador.
Infelizmente continuamos sem a possibilidade de poder fazer deslizar a lista de notificações ou o centro de controlo com um gesto a meio do ecrã. O que para um smartphone com este tamanho seria algo que gostaria mesmo de ver implementado.
Mas as críticas ficam sucintamente por aí. Nesta versão mantém-se a possibilidade de nos ligarmos a um monitor ou Smart TV com ou sem fios, numa espécie de DeX, que nos dá uma experiência de poder usar o smartphone como se de um computador se tratasse. É algo que gostaria de ver a ser melhorado e a crescer.
Há, claro, que destacar também a ligação do software à ilha onde está alojada a câmara frontal. Numa abordagem semelhante à da Apple, esta é uma zona onde podes ver algumas informações quando fechas uma app compatível, como é exemplo na imagem abaixo o Spotify.
Câmaras muito versáteis
As câmaras do Honor Magic6 Pro são das melhores e mais versáteis que podes encontrar na indústria. O sensor principal é de 50 MP e tem uma abertura variável entre f/1.4 e f/2.0 com estabilização ótica. Isto é especialmente importante quando queremos uma maior entrada de luz, no escuro, ou quando queremos menos luz a entrar, de dia na rua.
O resultado são fotografias com grande qualidade, em vários cenários. Desde as típicas fotografias de paisagens, a arte urbana ou aos corriqueiros retratos. Mesmo à noite, os registos que tirei corresponderam às expectativas, seja em fotografia de monumentos ou em retratos com um efeito bokeh fantástico.
Se precisares de captar imagens com zoom, este também é um dispositivo de topo. Vem equipado uma teleobjetiva de 180 MP que impõe respeito. Com estabilização ótica de imagem e zoom ótico de até 2,5 vezes, este produz excelentes resultados quando queremos ficar mais perto de um objeto ou em retratos.
Se o objetivo é veres algo bem perto, podes contar com zoom ótico de até 100 vezes. Na prática, diria que até 10 vezes temos imagens muito utilizáveis. Mas notam-se grandes melhorias na nitidez, além disso, face à anterior geração. Abaixo deixo-te um exemplo de imagens captadas do mesmo local até 100 vezes.
Quando o objetivo for captar imagens com um maior ângulo de visão, tens uma ultra angular de 50 MP que também não te vai deixar na mão. O mesmo se pode dizer da câmara frontal de 50 MP que será mais que suficiente para as tuas selfies e videochamadas.
É um sistema de câmaras sólido, com versatilidade suficiente para qualquer situação. Destaco os retratos que conseguimos tirar com as câmaras traseiras e também o bom trabalho feito nas imagens noturnas. Abaixo podes também ver um exemplo de vídeo captado com o Magic6 Pro com a câmara principal a 4K e 30 fps, perceber a sua boa estabilização e qualidade do microfone.
Bateria simplesmente fenomenal
Uma bateria de 5600 mAh fazia antever, no papel, que o Honor Magic6 Pro me iria proporcionar uma autonomia muito boa. Mas a verdade é que este tem provavelmente a melhor autonomia de um smartphone que testei em muito tempo.
É um terminal que te proporciona sem problemas autonomia para dois dias em cenário de utilização leve a moderada. E mesmo com uso mais intensivo, podes esperar autonomia para um dia e meio sem problemas.
A isto junta-se dos carregamentos mais rápidos da indústria. Com fios, o smartphone carrega até 80 W, embora infelizmente não traga carregador na caixa. Sem fios pode carregar até 66 W e possui ainda carregamento reverso.
Veredicto: smartphone completo e requintado
Olhando para o papel e depois de duas semanas de utilização, o Honor Magic6 Pro é provavelmente o smartphone mais completo que encontras à venda neste início de 2024. Não é um equipamento barato, já que chega ao nosso país por 1299,90 €. Mas o seu conjunto de características deixa qualquer entusiasta tecnológico a salivar.
Com excelente desempenho, câmaras de grande qualidade e versáteis, construção e design diferenciados, um ecrã com brilho de topo e uma autonomia que pode chegar aos dois dias, o Honor Magic6 Pro é um smartphone que recomendamos de olhos fechados. A concorrência que se cuide.