Os smartphones dobráveis do tipo livro ainda continuam a ser um produto de nicho, principalmente pela sua faixa de preço perto dos 2000 € e por poderem gerar alguma desconfiança junto dos utilizadores pelo formato. Nos últimos meses testei os Honor Magic V3 e Samsung Galaxy Z Fol6 e não resisti a colocá-los lado a lado.
De um lado está o Honor Magic V3, o smartphone dobrável mais fino e leve do mundo. Do outro lado está o Samsung Galaxy Z Fold6 em mais uma geração e cada vez mais aprimorado. Mas na hora de decidir qual o melhor, há um claro vencedor. Vamos aos pormenores.
Design e ergonomia
Gostar mais de um design ou de outro é sempre uma questão de preferência. O Honor Magic V3 opta por um aspeto mais arredondado, com câmaras mais pronunciadas. O Galaxy Z Fold6 é mais “quadradão”, algo que também pode agradar.
Mas o que os diferencia está à vista de todos e chama-se espessura. Enquanto o Galaxy Z Fold6 tem uma espessura de 12,1 mm fechado e 5,6 mm aberto. Já o Magic V3 tem apenas 9,2 fechado e 4,4 mm aberto. Parecem números pequenos, mas no dia fazem toda a diferença.
O Magic V3 também é 13 gramas mais leve (226 g contra 239 g) e toda a experiência de ergonomia é melhor no Honor. É que quando o temos fechado, parece um smartphone normal, por conta da proporção do seu ecrã.
Ecrãs
Enquanto a Samsung acaba por sacrificar o ecrã exterior que é mais fino para dar melhor proporção ao ecrã interior, a Honor consegue dar-te uma melhor experiência para usar o smartphone fechado. Além disso, o ecrã exterior da Honor também tem um pico de brilho superior e é mais agradável de escrever, pois o teclado fica mais “apertado” no Samsung.
O ecrã interior da Samsung acaba por ter uma melhor proporção para consumir conteúdo de vídeo face ao Honor, mas o ecrã interior do Honor é maior, por isso a experiência a acaba por ser semelhante. A parte boa é que o vinco no ecrã é cada vez menos notório em ambos, mas menos notório no Honor.
Desempenho e software
Não há muito a dizer do desempenho de ambos os dispositivos, que é excelente. Ambos chegam com o processador mais potente da Qualcomm à data de lançamento e mostraram-se disponíveis para qualquer tarefa que lhes atirei para cima. Em termos de software, sentem-se os anos no caso da Samsung.
Embora a MagicOS da Honor já proporcione uma ótima experiência, principalmente ao nível do multitarefa, a OneUI da Samsung está mais evoluída. Até porque ainda existem aplicações que precisam de trabalhar a troca de ecrãs no Honor, como é o caso do Reddit. O facto de a Samsung prometer 7 anos de atualizações contra os 3 da Honor, também lhe confere vantagem.
Câmaras
No campo da fotografia, o Honor também vence esta etapa. A Samsung coloca neste Fol6 o mesmo sistema de câmaras há três gerações. Pelo que quando os comparamos, nota-se que o Honor, não sendo perfeito, é superior.
O Magic V3 produz imagens mais detalhadas e faz melhor figura quando queremos usar o zoom para imagens de longo alcance. Mesmo à noite, também prefiro as imagens captadas pelo smartphone da Honor.
Bateria e carregamento
A bateria do Samsung Galaxy Z Fold6 é boa e foi suficiente para um dia de utilização durante os meus testes. Mas embora seja bem mais fino, o Honor Magic V3 consegue abarcar uma bateria com mais capacidade: 5150 mAh contra 4400 mAh do Samsung.
No carregamento, o Honor também ganha aos pontos. O smartphone carrega a 67 W com fios, contra 25 W do Samsung. No carregamento sem fios, a diferença também é notória, de 50 W no Honor para 15 W no Samsung.
Conclusão: Honor Magic V3 é um claro vencedor
O Galaxy Z Fold6 é um bom smartphone dobrável, mas parado no tempo face ao Honor Magic V3. O Honor um ecrã exterior bem mais usável, é mais ergonómico, tem câmaras melhores, bateria e carregamento mais rápido. A Samsung ainda ganha no software e dá suporte por mais anos.
Nenhum dos smartphones é perfeito. Mas a ter de escolher um smartphone para comprar e usar no dia a dia entre estes dois dobráveis, usaria o Honor. Esperemos que na próxima geração o Fold regresse com todo a qualidade e inovação que uma marca como a Samsung tem para oferecer.
Confere a nossa análise completa ao Samsung Galaxy Z Fold6 e ao Honor Magic V3 para conheceres os aparelhos ao pormenor.