Certamente já ouviste falar nos deepfakes onde se usa a cara de alguém reconhecido num vídeo manipulado com a intenção de enganar as pessoas. Este fenómeno está em constante crescimento, sobretudo com a massificação do acesso a ferramentas de Inteligência Artificial.
Felizmente, há empresas que estão preocupadas em diminuir as fraudes feitas com esta técnica, como a Honor. A empresa chinesa revelou recentemente que está a trabalhar numa ferramenta de IA precisamente para alertar os utilizadores para este tipo de esquemas.
"Deepfake Detection" chegará em breve a alguns smartphones da Honor
O plano da Honor é disponibilizar a funcionalidade "Deepfake Detection" para os seus melhores smartphones. Ainda que não o tenha confirmado, deduz-se que isto significa que os eleitos serão os seus mais recentes topos de gama.
Esta funcionalidade será suportada por mecanismos de IA para a deteção de vídeos com deepfakes. Para tal, esta ferramenta analisará vídeos atentando pormenorizadamente a detalhes como a iluminação, claridade da imagem, contacto visual e a reprodução de vídeo.
O objetivo é detetar falhas que facilmente passariam despercebidos a qualquer pessoa. Caso sejam encontradas inconsistências, será mostrado um aviso a dizer algo como "Alerta de fraude da Honor. Parece que outra pessoa pode estar a usar IA para trocar de rosto".
Com esta novidade, a Honor espera reduzir os casos em que os seus utilizadores são enganados com vídeos deste género. A imaginação humana é o limite para este tipo de esquemas e as vítimas só costumam aperceber-se do engodo quando já é tarde demais.
Numa primeira fase, a Honor irá disponibilizar esta ferramenta de segurança nas chamadas de vídeo. Contudo, espera-se que esta função acabe por ser alargada a mais aplicações.
Este é mais um exemplo de como a Inteligência Artificial incorporada nos nossos smartphones pode servir para nos proteger. Esperamos que mais empresas possam seguir o exemplo, com a convicção de que a mesma trará os resultados esperados.
Honor quer ainda combater o risco de miopia dos seus utilizadores
Outro anúncio importante feito recentemente pela Honor é a funcionalidade "AI Defocus Eye Protection". Em suma, esta utilizará a IA para que os seus smartphones possam servir como óculos.
Para isso, os melhores smartphones da Honor irão rastrear a visão dos utilizadores para desfocar as áreas periféricas do ecrã. O objetivo é reduzir o risco de miopia dos mesmos.
Segundo a Honor, esta funcionalidade consegue "diminuir a miopia transitória em 13 graus em média após uma leitura por 25 minutos". Se essa promessa for cumprida, esta novidade pode ser realmente de grande utilidade para todos os utilizadores.