No setor dos smartphones, as grandes marcas andam sempre de “mãos dadas” com a inovação. Uma das apostas de futuro parece ser os telemóveis roláveis, onde a Samsung e a Motorola já registaram patentes.
A questão é que, ao que tudo indica, têm uma nova “amiga”: neste caso, a Honor. De acordo com a Phone Arena, foi registada uma nova patente da marca chinesa. Esta dá conta que a Honor está a desenvolver o seu próprio ecrã rolável.
O que sabemos ao certo sobre a patente da Honor?
Segundo a mesma fonte de informação, o registo permite-nos perceber o design expectável do ecrã rolável da Honor. Supostamente, o mesmo seria dividido em duas partes diferentes: uma estática e outra que desliza lateralmente.
Do que é possível apurar, com base no conteúdo da patente, estas seriam ligadas por vigas elásticas. Quanto à ação de deslizar, esta seria promovida por um motor linear que seria conjugado com um mecanismo “tipo tesoura”.
Numa fase inicial, apenas temos o esboço do que seria este modelo rolável. Naturalmente, estando tudo ainda no papel, pode ser mais difícil imaginar o seu uso real. De qualquer forma, pela descrição, o design tem potencial de ser bastante eficaz.
O conceito da Honor foi aprovado pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA). Contudo, vale sempre a pena reforçar que, apesar do registo de patente, isso não implica necessariamente que haja um lançamento oficial.
O conceito de “Rollable Flex” da Samsung
Como referido anteriormente, quem também está com ideias de investir no setor dos telemóveis roláveis é a Samsung. No vídeo em baixo, podes ver o conceito de “Rollable Flex” que foi publicado no próprio Youtube da marca sul-coreana.
Basicamente, este sistema tem a capacidade de se expandir mais de 5 vezes. Quer isto dizer que é possível aumentar o seu tamanho dos 49 mm para os 254,4 mm de comprimento.
“Enquanto os formatos dobráveis ou deslizantes convencionais oferecem até três vezes mais escalabilidade, o Rollable Flex supera essas limitações ao permitir que o display seja enrolado e desenrolado em um eixo em forma de O, como um pergaminho” - explica a Samsung.
Resta esperar por novidades futuras sobre o setor dos telemóveis roláveis. Quem sabe se não é este o próximo grande “furo” no mercado de smartphones.
Foto de Capa (via Samsung)