Honor 8 e os outros equipamentos Huawei com Android Oreo

Rui Bacelar
Huawei Honor 8 Android Oreo EMUI 8.0
Ainda pairam muitas incertezas em torno desta atualização.

A Huawei tem estado a testar algumas versões beta do novo firmware (software de sistema) baseado no novo Android Oreo. Esta é a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Agora, temos novas informações sobre a sua chegada aos dispositivos da Honor, sub-marca da fabricante chinesa, Huawei. Começamos pelo Honor 8.

Este dispositivo tem gerado alguma controvérsia e confusão. Em primeiro lugar, mea culpa, o Honor 8 recebeu recente uma atualização (que não o Android Oreo). Todavia, foi a variante chinesa do equipamento a receber a atualização. As variantes internacionais do Huawei Honor 8 ainda não a receberam. Chegou à versão B399, única e exclusivamente.

Vê ainda: iPhone X. Produção pode parar em 2018, a “pós-verdade” não!

Fazendo um pequeno retrocesso. No dia 16 de janeiro vimos a filial indiana da Honor a consider o Huawei Honor 8 inapto para suportar o novo Android Oreo 8.1. As declarações foram feitas no perfil oficial no Twitter. Entretanto a publicação foi eliminada pela própria marca / representantes.

Alguns dias depois, no dia 20 de janeiro, chegaria à versão B399 do Huawei Honor 8 uma nova atualização. Ainda sem o Android Oreo. As novidades concentrar-se-iam na câmara fotográfica e nos novos modos de captura de fotografia. A notícia seria avançada em primeira mão pelo portal CnBeta.

Honor 8, o Android Oreo e as atualizações da Huawei

Agora, a fabricante chinesa Huawei publicou uma lista onde constam todos os dispositivos que vão receber o novo Android Oreo - EMUI 8.0. À luz dos últimos acontecimentos e provavelmente perante a contestação pública, o Honor 8 está incluído nesta lista. Mas...(e porque há sempre um mas), temos aqui alguns atalhos a serem tomados pela fabricante. Vamos por partes.

Fazendo um pequeno parênteses, a Huawei emprega a EMUI, a sua própria ROM para personalizar o sistema operativo. A versão mais recente desta é a EMUI 8.0, versão que já se baseia no Android Oreo 8.0 da Google.

O Huawei Honor 8 seria apresentado no Verão de 2016

EMUI 8.0 Huawei Honor 8 Android Oreo 9to5google
Este belo dispositivo está em dúvida para oOreo 8.0 ©9to5google

Hoje o portanto Android Police, tendo recebido uma resposta do representante (relações públicas) da Honor, avança o seguinte:

"Para garantir que os utilizadores do Huawei Honor 8 podem usufruir da mais recente versão do sistema operativo (Android Oreo), novas funções da EMUI terão portabilidade (port) para o Honor 8. Mais detalhes sobre o update serão disponibilizados no espaço de uma semana. Por favor, mantenham-se atentos e agradecemos o vosso interesse e suporte da Honor. Declarações prestadas à Android Police.

Note-se que estas declarações são tudo menos claras, específicas ou concretas. Procedimento corrente para não se comprometerem demasiado. Todavia, algo que nos salta imediatamente à vista é a referencia ao port para o Honor 8. O transplante de certas funções (não especificadas) da interface EMUI 8.0 baseada no Android Oreo para este dispositivo.

Será o Huawei Honor 8 contemplado com uma "esmola"?

É uma discussão bastante estranha. O dispositivo em questão foi lançado no Verão de 2016. Neste momento tem cerca de 18 meses de idade (nem isso) e não deveríamos estar sequer a discutir a possibilidade de ele não receber a atualização para Android Oreo 8.0 via EMUI 8.0.

A Huawei deveria garantir que também os dispositivos da sua sub-marca, principalmente os mais populares e de gama mais elevada, recebem pelo menos dois anos (24 meses) de atualizações. Caso tal não aconteça será sim, uma nódoa no histórico desta marca cada vez mais popular em Portugal.

A fonte prometeu novidades no espaço de uma semana. Esperemos que entretanto a marca decida não dar apenas uma esmola, um osso meio roído a este belíssimo e ainda capaz dispositivo móvel. Se a Huawei e a sua sub-marca querem ser respeitadas, necessitam de começar a respeitar e a valorizar (mais ainda) a relação e o investimento que o cliente fez no seu produto.

7X e View 10 são os dispositivos mais recentes

Android Oreo Huawei Honor Smartphones
A tecnológica chinesa não descurará o segmento de entrada nem as ofertas de baixo custo

Da parte da marca, caso exista efetivamente alguma limitação de hardware no dispositivo em questão, a mesma deveria elucidar os seus clientes. Se, por algum motivo, o processador HiSilicon Kirin 950 ("motor" do smartphone) tem alguma incompatibilidade para receber as novidades, algum componente incapaz de suportar a nova versão isso já seria uma justificação.

A lista em seguida foi avançada pela filial chinesa da Huawei. Nele, já está incluido o "8", dispositivo que poderá então receber algumas das benesses da EMUI 8.0. Não podemos garantir que as variantes europeias recebam de igual forma as novidades.

Em seguida, a lista de equipamentos com direito ao Android Oreo:

  • Honor 7X
  • Honor 8
  • 8 Youth Edition
  • Honor 9
  • 9 Youth Edition
  • Note 8
  • Honor V8
  • Honor V9
  • Honor V10

Note-se que não foi avançada nenhuma calendarização para a chegada das novidades a estes equipamentos. Alguns deles poderão receber a atualização na primeira metade do ano, outros depois, a verdade é que não sabemos. Será uma questão de espera, paciência e alguma fé na marca.

Em breve teremos mais novidades em torno desta atualização para os equipamentos da Honor e da Huawei. Note-se ainda que estas informações obtidas pela Android Police referem-se ao mercado norte-americano. Relativamente ao mercado europeu ambas as marcas mantêm-se em silêncio.

E tu, utilizas algum destes dispositivos? Como tem sido a tua experiência com o equipamento? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

iPhone X. 29 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses

Gmail – 90% dos utilizadores não têm o email com segurança extra

Xiaomi – A nova MIUI 10 é oficialmente apresentada

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.