Honor 6X: Conhece um dos melhores smartphones por 250€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Honor 6X é um smartphone relativamente barato e repleto de fulgor. Vamos conhecer aquele que pode ser o melhor equipamento de gama-média no início de 2017.

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

A Honor é uma forte candidata a Honor 5X (uma das boas surpresas que tive em 2016). Está na hora de conhecerem o Honor 6X.

Com 5.5 polegadas de ecrã, câmara dupla semelhante à do iPhone 7 Plus, construção metálica, bateria para 2 dias e um preço de 250 dólares, valor que deverá ter conversão direta para euros, o Honor 6X tem uma boa fundação e todos os ingredientes para ser um sucesso de vendas.

Design e Construção

O Honor 6X é um smartphone grande com ecrã de 5.5 polegadas, espessura de 8.2mm e construção metálica. Bom, não é propriamente o smartphone mais elegante e com 162 gramas não vais ter queixas quanto ao seu peso. Mesmo as suas margens ou bezels estão bem proporcionais. Um aspecto geral bastante agradável.

Temos aqui o jack de 3.5mm portanto está descansado, para além da porta microUSB, uma tecnologia que já começa a ser substituída pela porta USB do Tipo C, bem mais eficaz na velocidade de carregamento e transferência de dados mas, tendo em conta o seu preço não nos podemos queixar.

Características e Especificações

Com um ecrã de 5.5 polegadas, resolução Full-HD 1080p já temos uma base sólida para uma boa experiência de visualização. Contudo, só depois de testarmos o Honor 6X é que nos poderemos pronunciar quanto à qualidade real do ecrã.

A nível de Interface (UI), o Honor 6X traz o sistema operativo Android 6.0 Marshmallow com uma UI bastante modificada e abrangente, a EMUI. Não temos aqui gaveta de aplicações e esta UI promete não dar tréguas às aplicações que consumam demasiada bateria. Algo que se notará ainda mais quando o Honor 6X for atualizado para o Android 7.0 Nougat.

Câmara Dupla

O Honor 6X vem equipado com um sensor duplo na sua traseira que lhe dão a possibilidade de ajustar a focagem na imagem depois de a capturares. A aplicação da câmara também te permite criar um efeito de bokeh para tornar os retratos mais profissionais (desfocando o fundo e dando mais destaque ao objecto em 1º plano). Contudo, talvez seja pedir demais se estão à espera de resultados semelhantes ao Modo Retrato do iPhone 7 Plus.

As câmaras do Honor 6X conseguem simular aberturas focais de f/0.95 até f/16 mas aqui a palavra chave é "simulação", trata-se de um "truque" de software. A abertura real da câmara de 12MP é de f/2.0, ao passo que a abertura da câmara secundária de 2MP não foi revelada.

A nível de gravação de vídeo o Honor 6X é capaz de gravar a 1080p Full-HD a 30fps, sem possibilidade de gravação a 4K, perfeitamente compreensível para um smartphone de gama média. Sem esquecer a câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies.

Processador e Armazenamento

O Honor 6X vem equipado com o processador Kirin 655 feito pela casa mãe, a Huawei. Este SoC tem 8 núcleos de processamento, 4 deles de alta performance a 2.1Ghz e os restantes 4 para as tarefas menos exigentes a 1.7Ghz, permitindo assim reduzir o consumo energético.

No seu interior teremos 3 ou 4GB de memória RAM consoante o modelo que escolhas. A nível de armazenamento interno teremos 32 ou 64GB de memória com possibilidade de expansão via microSD até 128GB portanto não ficarás sem espaço.

Autonomia de Bateria para 2 Dias

Dentro do Honor 6X temos uma bateria de 3,340mAh, um tamanho perfeitamente aceitável para um smartphone com ecrã de 5.5 polegadas e caso a Honor consiga cumprir a promessa dos 2 dias de autonomia, parabéns!

O seu antecessor tinha uma excelente autonomia portanto as expectativas estão em alta para este novo smartphone. Por último, esta bateria demorará cerca de 2.5 horas a carregar, sem carregamento rápido.

Preços e Datas de Disponibilidade

Por último, o novo Honor 6X estará disponível na Europa já amanhã por cerca de 250$ (valor que deverá ter conversão direta para euros). Um valor extremamente aliciante para tudo o que recebemos em troca.

Talvez queiras ver:

Lenovo MIIX 720: o novo concorrente do Surface Pro

TridentZ RGB Series: As novas memórias RAM da G.Skill com um clock a atingir os 4266MHz

Creators Update ficará disponível em abril para o teu Windows 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.