Hongmeng OS: o novo sistema da Huawei tem tudo para dar certo!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Hongmeng OS, novo sistema da Huawei para substitui o Android deverá ser revelado de forma oficial já na próxima sexta feira. Dia em que arranca a conferência de desenvolvedores da Huawei.

As informações chegam da China e fazem todo o sentido. Até porque se acredita que há muito que a Huawei tem vindo a trabalhar neste sistema operativo. Agora, com a sua revelação tão próxima, vamos perceber porque acredito que este sistema pode ser tudo aquilo que precisamos.

O sistema Android está "preso" por si só

Não me entendas mal. O sistema Android é provavelmente dos sistemas mais livres que existe. Contudo, os fabricantes estão sem ideias. Andam ali atrás da Google e atrás das atualizações. Todos os anos é a mesma coisa. A Google lança uma grande atualização e os fabricantes lutam para a trazer para o seu smartphone.

Sem que para isso pensem em algo diferente, algo irreverente. Algo que lhes faça únicos no mercado. Ou seja, um Samsung, Huawei, LG, Xiaomi e por aí fora. São todos iguais com tonalidades diferentes no seu User Interface.

Olhemos o exemplo da Apple

Ao combinar software com hardware a Apple consegue oferecer um smartphone com menos especificações e tão fluido como qualquer outro no mercado. Ademais, consegue ter controlo face as atualizações e chegam quase todas ao mesmo tempo para os equipamentos compatíveis. Melhor ainda, habituam o utilizador aos seus produtos e serviços criando uma espécie de "prisão".

Todavia, essa prisão é também um ecossistema quase perfeito. Pena que seja um ecossistema caro. Porém, Macbook, iPhone, iPad, Apple Watch, AirPods ou até Apple TV. Todos eles funcionam bem entre si. Funcionalidade de um passam para o outro. Simples, intuitivo e funcional.

Huawei pode ser a próxima Apple do software

Por isso é que acredito que a Huawei tem tudo para ganhar esta corrida. Com mais de 200 milhões de smartphones vendidos por ano, a empresa chinesa já conta com os dispositivos na rua. Só precisa de lhes dar uso.

Se usarem um sistema baseado em Android (que tudo indica que sim) as aplicações existentes no Android funcionarão sem grandes problemas. A marca só precisa de convencer os utilizadores a introduzirem as suas Apps na sua loja de aplicações.

Se a Huawei não quiser ganhar muito dinheiro com a sua lojas de Apps, só tem de dar 100% de lucro na venda de Apps e acredita-se que terão sucesso. Até porque a Google tira 30% das vendas do desenvolvedor.

Um sistema para todos os gadgets

Contudo, aquilo que mais me convence é um sistema para múltiplos gadgets. O mesmo sistema Hongmeng OS dará nos tablets, telefones, televisões e tudo o mais.

Se a Huawei fizer as coisas bem feitas, este Hongmeng OS pode ser aquilo que vai destacar a marca num futuro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo mostra o Samsung Galaxy Note 10 na vida real! E que grande ele é!
  • Huawei Mate 30 Pro: as câmaras serão melhores do que se pensava
  • Xiaomi vai ser a primeira a apresentar um smartphone com câmara de 64MP!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.