Ren Zhengfei – fundador da Huawei – disse numa entrevista à revista francesa Le Point, que o HongMeng OS é mais que uma alternativa ao Android. Este pode ser a “solução para ligar todos os dispositivos”.
No que toca a velocidade, Ren fala de um delay (atraso) de processamento de menos de cinco milissegundos. Quando questionado sobre sobre o assunto, Zhengfei afirmou que o sistema operativo é provavelmente “mais rápido que o Android e o macOS”. A inclusão do macOS deve-se ao facto de o sistema operativo da Huawei poder ser usado tanto em smartphones como em computadores.
Problema da Huawei é a falta de aplicações
O fundador da Huawei admitiu que, apesar do potencial, o HongmengOS tem dificuldades em tornar-se um ecossistema robusto. “A Google e a Apple têm ecossistemas estabelecidos cheios de aplicações e desenvolvedores”, mas a Huawei está a trabalhar na sua “app store” para cativar desenvolvedores.
Huawei já está autorizada a negociar com empresas norte-americanas
Donald Trump já veio a público dizer que a Huawei pode continuar a negociar com empresas norte-americanas. Recorde-se que em maio, o executivo de Trump efetuou um banimento à Huawei, proibindo as empresas americanas de fazerem negócios com esta.
Agora que as águas parecem estar mais calmas, a Huawei pode, por exemplo, continuar a usar o Android sem quaisquer limitações. No entanto, como é exemplo esta entrevista, a Huawei não abrandou o desenvolvimento do seu próprio sistema operativo.
Segundo Ren Zhenfei, o HongMeng OS pode trabalhar com switches, routers, centros de dados e smartphones. A informação de o sistema operativo da Huawei ser potencialmente rápido não é nova, falta é vermo-lo em ação.
Editores 4gnews recomendam:
- Dirigente da Huawei reafirma o compromisso da marca para com o Android
- Huawei revelará o seu sistema com o Huawei Mate 30
- Huawei patenteia potenciais usos de câmara debaixo do ecrã