Honda Prelude retorna em 2026 com um coração elétrico e um visual rejuvenescido

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Com quase 50 anos de história, a Honda vai lançar a próxima geração do conhecido compacto familiar - o Honda Prelude irá voltar em 2026.

Este novo modelo, segundo a marca, é um automóvel que assinala o equilíbrio perfeito entre o prazer da condução e a eficiência energética.

Este personifica, assim, o compromisso da Honda em relação à transição dinâmica para veículos híbridos.

A sexta geração do Prelude vai ser uma combinação do design original e sofisticado, típico da Honda, com a nova motorização híbrida inovadora da marca japonesa.

"O novo Prelude não só marca o mais recente capítulo da nossa história híbrida em constante evolução, como também é o produto de 25 anos de investigação e desenvolvimento em híbridos pioneiros. Garantimos que este modelo mantém o seu ADN "desportivo", combinando na perfeição a eficiência e as vantagens ambientais da condução eletrificada com uma experiência emocionante ao volante." - Tomoyuki Yamagami, Engenheiro-Chefe e Líder de Grandes Projetos na Honda

As expectativas deste exemplar

Honda Prelude Concept 2026
Crédito: Honda

Segundo a fabricante, o novo Prelude irá retornar com uma carroçaria baseada no chassis já existente dos novos Civic.

Apesar da informação da Honda ainda não ser completa, o carro é expectável de entrar no mercado europeu com a motorização híbrida e:HEV, semelhante à do Civic.

Esta configuração combina um motor 2.0 de quatro cilindros com um par de motores elétricos, a produzir uns sólidos 180 cavalos.

Um nome com herança

Honda Prelude 2026 Concept
Crédito: Honda

Ainda assim, há uma possibilidade da Honda optar por um motor mais potente para esta variante do Prelude.

Existe até, na comunidade de entusiastas, uma grande herança histórica em relação ao Prelude - a variante Type S é um dos exemplares da Honda mais procurados no mercado.

É uma grande possibilidade que a Honda use o Prelude como a "bandeira" para os seus exemplares elétricos - faz, em 2024, 25 anos desde que a marca começou a produzir motorizações híbridas.

O design simples e robusto da carroçaria aponta para maximizar o uso destes grupos motopropulsores. Ao mesmo tempo, o automóvel cativa os compradores mais novos, atraídos pela índole desportiva.

Espera-se que o preço deste compacto revolva entre os 31.000$ e os 38.000$, dependendo dos acabamentos e das opções extra de cada exemplar.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.