A Sony Honda Mobility anunciou que os futuros carros da marca Afeela contarão com suporte ao PlayStation Remote Play, permitindo que passageiros joguem títulos de PS4 e PS5 diretamente no sistema de infoentretenimento do veículo.
A novidade reforça a proposta da joint venture formada pela Sony e pela Honda em 2022, focada no desenvolvimento de veículos elétricos com forte integração tecnológica.
Como funciona a integração com as consolas PlayStation
Segundo a empresa, a funcionalidade será integrada na interface do Afeela e permitirá o acesso remoto às consolas PlayStation que estejam ligadas em casa. Como observa o VGC, esta tecnologia não utiliza streaming via cloud através do PlayStation Plus, mas sim o uso do Remote Play, o que exige que o jogador possua uma PS4 ou PS5 ativa para transmitir os jogos para o automóvel.
Em comunicado, a Sony Honda Mobility afirma que o recurso oferece “uma forma agradável de jogar remotamente a partir das consolas, utilizando um ecrã integrado e um sistema de áudio premium”. A proposta é transformar momentos como esperas com o carro estacionado ou viagens com passageiros em experiências de entretenimento mais completas.
Izumi Kawanishi, diretor representante, presidente e COO da Sony Honda Mobility, destacou que a integração do PS Remote Play está alinhada com a visão da Afeela de transformar o espaço de mobilidade num ambiente imersivo e envolvente, elevando a experiência de viagem a um novo patamar.
Os veículos da marca Afeela serão lançados sob uma nova linha de carros elétricos, com o primeiro modelo de produção, o Afeela 1, previsto para começar a ser entregue na Califórnia em 2026.
Outras plataformas de gaming integradas nos automóveis
A iniciativa não é inédita no setor automóvel: em 2022, a Tesla chegou a oferecer uma aplicação nativa do Steam nos seus carros. No entanto, no ano passado, a empresa anunciou que os próximos modelos elétricos das linhas S e X deixariam de receber esta funcionalidade. A empresa de Elon Musk não comentou o motivo da remoção.
Outro caso semelhante de plataformas de jogos integradas em automóveis foi o da Microsoft, que anunciou uma parceria com a LG para utilizar a plataforma Automotive Content Platform (ACP) e levar os jogos do Xbox (via Cloud Gaming) para carros compatíveis.
