"Hey Google" - Habitua-te a esta frase, em 2018 será bem popular!

Rui Bacelar
Google Assistant Android smartphones Hey Google 2018
Esta será aa nova palavra-chave para chamares pela tua assistente virtual

De simples motor de pesquisa a empresa responsável e detentora do sistema operativo Android, YouTube, Drive, Maps, Fotos, Gmail, Chrome e muitos mais serviços que poderíamos aqui enumerar. Esta é uma das maiores empresas do mundo e acabou de disponibilizar a palavra-chave "Hey Google" para mais smartphones. Mas afinal, para que serve isto? E porque é que em 2018 será mais popular?

Em primeiro lugar, a Google Assistant é uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa de Cupertino. Tenta dar-te informações úteis, desde as notícias, meteorologia, informações de trânsito e até mesmo definir alguns apontamentos e compromissos na tua agenda. Podes tratar esta assistente por tu, por senhor ou senhora. Terás duas vozes (masculino e feminino).

Vê ainda: 18 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Até agora, na maioria dos dispositivos capazes de utilizar esta assistente virtual, só com o comando de voz "Ok Google" é que despertavas a assistente. Agora, a tecnológica está a distribuir um novo comando. Para além do "Ok", vai-te habituando a ouvir a frase "Hey Google". Este será o novo comando de voz capaz de despertar a assistente.

"Hey Google" será uma frase sonante em 2018

Igualmente curto, simples e disponível em praticamente qualquer idioma, será a nova chave para acordares esta inteligência artificial.

Será a nova mas não será a única frase. Na prática terás assim dois comandos pre-definidos para ativar as suas funcionalidades. Sempre ao teu dispor.

As novidades foram avançadas pela publicação AndroidPolice e chegam agora à nossa redação. Note-se que já no passado mês de outubro a empresa começou a distribuir esta nova função. A pouco e pouco a sua inteligência artificial foi sendo capaz de reconhecer uma nova palavra capaz de a acordar.

Agora, será uma questão de tempo até também o teu smartphone receber este novo comando. Poderás, posteriormente ensinar o teu smartphone. Para tal, vai a definições - Google - Pesquisa - Voz. A partir daí poderás treinar "literalmente" o teu dispositivo para reconhecer esta nova frase. Será uma presença comum em 2018. Vai-te habituando.

Esperemos que em 2018 esta assistente virtual também suporte novos idiomas e se torne cada vez mais popular um pouco por todo mundo, de preferência também em Portugal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 9 – Chega em janeiro e deslumbrará com o Oreo 8.0

OPPO A73 é oficial! Será mais um clone do Huawei Enjoy 7S?

Apple AirPods 2 – Gadget deverá ser lançado em meados de 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).