Harry Potter: Wizards Unite longe do sucesso inicial de Pokémon GO

Bruno Coelho
1 comentário

O novo jogo de realidade aumentada da Niantic foi lançado há poucos dias. Já disponível em Portugal, Harry Potter: Wizards Unite traz o mundo dos feiticeiros para qualquer local onde te encontres. Nas primeiras 24 horas, o jogo gerou 300 mil dólares de receitas em Android e iOS, bem longe dos 2 milhões gerados pelo Pokémon GO em 2016.

Pode dizer-se que o novo título da Niantic é um sucesso, embora esteja longe dos números alcançados pelo Pokémon GO. Segundo o site Sensor Tower, o jogo alcançou 400 mil downloads nas primeiras 24 horas. Já o Pokémon GO atingiu no mesmo período 7.5 milhões de downloads (em ambos os casos, apenas nos Estados Unidos).

Neste momento, Harry Potter: Wizards é já 5º jogo mais popular na Play Store em Portugal. Embora não se possa comparar à ‘loucura’ inicial que o Pokémon GO gerou, está a ter um desempenho inicial bastante competente. À data de escrita deste artigo já foi descarregado mais de 1 milhão de vezes.

O que está a ser feito de positivo em relação ao novo jogo é que os críticos lhe apontam uma melhor incorporação dos elementos de Realidade Aumentada. Em vária medida vais poder usar a Realidade Aumentada para completar objetivos, e a Niantic parece ter aprendido com os erros, trazendo uma melhor experiência inicial aos jogadores.

O porquê do menor sucesso inicial

A razão pode explicar-se de uma simples forma: a comunidade do Pokémon é muito maior. Embora o Harry Potter seja uma saga de sucesso mundial, não nos esqueçamos que o Pokémon enquanto franquia, é não só mais extenso como sempre teve maior foco no gaming.

Trazer o Pokémon “para o mundo real” era algo muito aguardado, e cuja publicidade foi feita com grande antecedência. O trailer de lançamento de Wizards Unite tem bastante qualidade, mas talvez a Niantic não tenha trabalhado o marketing à volta do jogo como devia.

O Harry Potter: Wizards Unite é um jogo bem mais complexo do que era o Pokémon GO quando foi lançado, o que é de louvar. No entanto, sofre por não ter tido a aposta de marketing que o anterior título teve. Ainda assim, está entre os mais populares do momento.

Podes fazer o download grátis do Harry Potter: Wizards Unite na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS).

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.