HarmonyOS chega aos smartphones Huawei já em abril

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei apresentou hoje o seu mais recente dobrável, o Huawei Mate X2. Mesmo tendo sido este a grande estrela do evento da tecnológica chinesa, ela deu-nos novas informações acerca do lançamento do HarmonyOS, a sua alternativa ao Android.

Tal como referido hoje pela Huawei, o HarmonyOS começará a chegar aos smartphones da marca em abril próximo. Os primeiros modelos contemplados serão os seus topos de gama.

HarmonyOS chegará em primeiro lugar aos topos de gama da Huawei

Esta estratégia não apresenta grandes surpresas, visto que os topos de gama alcançam sempre a prioridade no lançamento de novas atualizações. Essa opção será também replicada no lançamento do HarmonyOS.

Isto significa que o Huawei Mate X2 estará entre os primeiros smartphones da marca a receber o HarmonyOS. Infelizmente, a chinesa não revelou os restantes modelos na linha da frente com direito ao seu novo sistema operativo.

Uma suposição simples coloca a vindoura linha Huawei P50 também entre os primeiros a receber o HarmonyOS- Aliás, rumores apontavam estes topos de gama como os primeiros a chegar ao mercado já com o novo sistema operativo da Huawei.

A verdade é que o HarmonyOS já se encontra em fase de testes públicos desde dezembro. Na lista de legíveis para a beta publica constam modelos como os Huawei P40, Mate 30 e 30 Pro e ainda o tablet MatePad Pro.

HarmonyOS será a alternativa da Huawei ao Android

Após as sanções impostas pela administração Trump à Huawei, a chinesa viu-se impedida de trabalhar com a Google e de aceder aos serviços da americana. O resultado foi o lançamento dos Huawei Mobile Services (HMS) e a aceleração do desenvolvimento do HarmonyOS.

Primeiramente dirigido às televisões e gadgets Iot da Huawei, este novo sistema operativo está prestes a chegar ao mercado dos smartphones. Resta saber se terá a maturidade suficiente para fazer os consumidores europeus desculpar a ausência do Android.

Pelo que já se viu do HarmonyOS, este aparenta ter imensas semelhanças com o Android, mais concretamente com a EMUI. Acusações que a Huawei já veio desmentir, reforçando que o HarmonyOS trata-se de um novo sistema operativo que em nada tem que ver com o Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate X2 é oficial! Smartphone dobrável inspirado nos Galaxy Z Fold
  • Huawei P50: novos smartphones topo de gama com lançamento adiado
  • Huawei dará grande queda na produção dos seus smartphones em 2021
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.