Harmony OS chega ao Huawei Mate 40 já na próxima semana

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A dificuldade com que a Huawei se deparou, nos últimos meses, em aceder ao Android e serviços Google levou a uma aceleração do desenvolvimento do seu sistema operativo. Como consequência, o Harmony OS está bastante próximo de chegar aos utilizadores.

Ao que tudo indica, o primeiro smartphone a poder usar este sistema operativo será o Huawei Mate 40. A primeira versão de teste pública do Harmony OS chegará a este topo de gama já no dia 16 de dezembro.

Huawei marca evento para o lançamento do Harmony OS

Na próxima quarta-feira terá lugar um evento, organizado pela Huawei, com o propósito de lançar a primeira versão beta do Harmony OS. Os primeiros com a possibilidade de usufruir do novo sistema operativo poderão fazê-lo se tiverem na sua posse um Huawei Mate 40.

Ainda não é certo se esta versão de testes pública será disponibilizada globalmente ou apenas na China. Esse é um dos pormenores que se espera ser revelado no vindouro evento organizado pela Huawei.

O evento de lançamento do Harmony OS terá ainda uma componente técnica destinada aos programadores. Estes poderão saber mais sobre o processo de desenvolvimento de apps para esta plataforma e terão ainda a possibilidade de falar diretamente com a equipa que desenvolveu o Harmony OS.

Até quando continuará a Huawei a apostar no Android?

Já várias vezes os responsáveis máximos pela Huawei referiram que o seu Harmony OS poderá substituir o Android nos seus smartphones. Portanto, com a chegada da primeira versão de testes do sistema operativo, resta saber por quanto mais tempo irá a chinesa apostar no software da Google.

A Huawei tem mantido uma postura firme ao afirmar que o Android continua a ser a sua escolha predileta. No entanto, as dificuldades para prosperar no mercado são cada vez maiores e isso poderá levar a uma drástica mudança de estratégia.

Recentemente, um executivo da empresa chinesa disse, em entrevista, que os modelos atualizados para a EMUI 11 receberiam o Harmony OS. Dito isto, o reinado do Android nos smartphones Huawei pode estar prestes a terminar.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartwatch Huawei com descontos até 42%, aproveita e poupa!
  • Xiaomi perde liderança! Estes são os Android mais potentes de novembro
  • Huawei: instalação de equipamentos 5G proibidos após setembro de 2021
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.