
Mais uma série da Xbox está a perder a exclusividade e chegará em breve à PlayStation. Considerada uma das franquias que melhor representam o legado da marca, Halo está a caminho da PS5 com um remake da campanha de Halo: Combat Evolved, o primeiro jogo da série. Com este anúncio, torna-se apenas uma questão de tempo até que mais títulos da saga cheguem à consola da Sony — possivelmente a The Master Chief Collection.
Nomeado de Halo: Campaign Evolved, este novo título será lançado em 2026 para Xbox Series X|S, PC (via Xbox e Steam) e PlayStation 5, com suporte ao Xbox Cloud Gaming e Xbox Play Anywhere, além de chegar no primeiro dia ao Game Pass Ultimate e PC Game Pass.
De acordo com o Xbox Wire, o remake está a ser desenvolvido na Unreal Engine 5 e contará com recursos de última geração, incluindo visuais em 4K, animações aprimoradas, trilha sonora remasterizada e novas gravações de voz, mantendo a essência da experiência original.
Além das melhorias gráficas, Campaign Evolved trará armas e veículos clássicos, como a Espada de Energia e o Rifle de Batalha, e permitirá sequestrar veículos e pilotar o tanque Covenant Wraith pela primeira vez. A nova versão incluirá ainda três missões inéditas de prelúdio, que expandem a história anterior aos eventos do jogo original.
O remake também contará com modo cooperativo para até quatro jogadores online, além do tradicional modo de ecrã dividido para dois jogadores nas consolas. O estúdio promete respeitar o ritmo e a estrutura das missões clássicas, mas com melhorias de orientação, fluidez e narrativa ambiental — especialmente na fase “A Biblioteca”, uma das mais emblemáticas e criticadas do primeiro jogo.
A Halo Studios, responsável pelo desenvolvimento, afirma que o objetivo é capturar o impacto emocional da campanha original e apresentar essa jornada a uma nova geração de jogadores, sem perder o “espírito Halo”.
“Queríamos começar onde tudo começou, com a campanha que definiu Halo. Este remake é uma oportunidade de modernizar áreas que precisavam de ritmo e clareza, sem perder a identidade que tornou o jogo tão marcante.”
- Damon Conn, produtor executivo da Halo Studios.
