
Se usas muito o telemóvel quando vais à casa de banho, talvez seja hora de repensar esse hábito. Uma nova pesquisa científica sugere que quem passa muito tempo na sanita tem 46% mais probabilidades de ter hemorróidas (via Science Alert). E como sabemos, não raras vezes, são várias as pessoas que passam uma grande parte desse tempo no telemóvel.
Supostamente, esse hábito contribui para que as veias inchem na parte inferior do reto, devido à pressão adicional exercida. A autora do estudo é a gastroenterologista Trisha Satya Pasricha, do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston (EUA).
A pesquisa teve em conta uma amostra de 125 participantes, que estavam prestes a realizar uma colonoscopia. Desse total, mais de 40% referiu que tinha hemorróidas e cerca de 93% dos inquiridos disseram que usavam o telemóvel na casa de banho, pelo menos 1 vez por semana.
Daqueles que admitiram ter o hábito de usar o telemóvel na casa de banho, perto de metade disse que dedicava esse tempo a ler notícias. Uma percentagem quase igual também referiu que passava esse tempo nas redes sociais.
“Precisamos de estudar isso mais a fundo”
Efetivamente, ainda há muito por conhecer, no que toca às hemorróidas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o último estudo oficial sobre o tema tinha acontecido em 1989. Ou seja, há mais de 35 anos. Por isso mesmo, Pasricha refere que é “preciso estudar mais a fundo”.
Ainda assim, em função dos resultados que obteve na pesquisa que realizou, salienta que “é uma sugestão segura deixar o smartphone fora da casa de banho quando é preciso evacuar". Só em terras norte-americanas, há perto de 4 milhões de consultas todos os anos, por causa das hemorróidas.
Como dito anteriormente, ainda há pouca informação nesta área. De qualquer maneira, os cientistas acreditam que as hemorróidas, em grande parte dos casos, são provocadas por esforço excessivo, evacuação frequente ou tempo de evacuação prolongado.
Outras pesquisas sugerem que a forma como nos sentamos na sanita tende a dilatar as veias à volta do ânus e do reto, o que se crê que fomente o aparecimento de hemorróidas. Como refere a Science Alert, a recomendação de vários médicos é de que, sempre que possível, não se passe mais de 3 minutos a evacuar.