
Possivelmente, será no 1º trimestre de 2026 que a Samsung irá lançar a sua nova linha de smartphones topo de gama: os Galaxy S26. Como temos vindo a acompanhar, são várias as incertezas que se fazem sentir neste momento em relação à série.
Uma delas tinha a ver com o processador, mas, aparentemente, já temos uma certeza: vai haver Qualcomm Snapdragon 8 Elite Gen 5. Note-se que vários relatórios recentes apontavam para a possibilidade de toda a série contar com chipsets Exynos.
Quem negou essa hipótese foi a própria Qualcomm, ao garantir que 75% dos telemóveis da linha Galaxy S26 vão contar com o seu mais recente Snapdragon. Ou seja, apenas um quarto da série contará com o Exynos 2600 (via Android Headlines).
As expectativas da Qualcomm e o potencial do novo Exynos
Numa teleconferência de resultados, a Qualcomm disse “no Galaxy S25, obtivemos 100%. A nossa expectativa para qualquer novo Galaxy será sempre de 75%. Essa é a nossa expectativa para o Galaxy S26”.
Ora, é certo que a Samsung ainda não fez nenhum comentário oficial sobre o assunto. No entanto, sendo a Qualcomm uma parte envolvida no assunto, seria de estranhar que a percentagem mencionada não correspondesse ao cenário real.
Agora, podemos também refletir sobre o motivo de, afinal, haver Snapdragon na maioria dos modelos. Supostamente, o Exynos 2600 iria ter um desempenho bem superior à geração anterior, dando à Samsung a possibilidade de depender apenas dos seus processadores.
A questão é que, aparentemente, há alguns problemas de produção com o Exynos 2600. Com a data de lançamento a aproximar-se, a Samsung poderá ter preferido jogar pelo seguro e manter a parceria com a Qualcomm de forma tão vincada. Estima-se, inclusive, que o possível adiamento do lançamento do Galaxy S26, de janeiro para fevereiro/março, possa dever-se a esse atraso de produção.
Seria uma boa oportunidade para a Samsung mostrar que os seus chipsets também ombreiam com o melhor que há no mercado. No entanto, parece que não é desta que isso irá acontecer, pelo menos de uma forma generalizada.
Como refere a mesma fonte de informação, é o primeiro chipset de 2 nm na história da Samsung, que conseguiu superar o Apple A19 Pro em “desempenho por watt”. Resta esperar para ver o verdadeiro potencial dos dois processadores, aquando do lançamento da série Galaxy S26.
