
Ao que tudo indica, os incentivos para a compra de carros elétricos em Portugal vão ser maiores, durante o ano de 2026. O Governo irá atribuir uma verba superior à aquisição destes veículos, que deverá rondar os 20 milhões de euros. Ou seja, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.
Por enquanto, tudo sugere que as candidaturas irão abrir em breve, ainda que as datas não tenham sido anunciadas. Os dados foram difundidos, em primeira mão, pelo Jornal de Negócios. A mesma fonte de informação refere que o Governo tem intenção de ativar novamente o programa de “cheques” do Fundo Ambiental.
Note-se que, da última vez em que um programa semelhante foi ativado, as inscrições esgotaram pouco depois do dia 31 de março: altura em que abriram. A única exceção que fugiu à regra foram as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e empresas.
O apoio é maior por cada carro?
Quanto ao novo apoio do Governo, é importante referir: o valor por cheque não sofrerá qualquer modificação. O que acontece é que teremos mais cheques. Ou seja, será possível ajudar mais compradores de elétricos, mas com o mesmo valor individual.
O Executivo irá apoiar na compra de carros 100% elétricos, motas, bicicletas, trotinetas e também carregadores individuais. Para carros, o incentivo é de 4.000 euros e 5.000 euros para singulares e IPSS, respetivamente,
Resta aguardar por um anúncio oficial acerca da abertura das inscrições. Se estás com intenções de comprar um carro elétrico, o melhor é ficar atento.
