A Google lançou em 2023 a ferramenta “Resultados sobre si”, permitindo que os utilizadores fossem notificados sobre informações pessoais exibidas nos resultados de pesquisa, incluindo moradas, números de telefone, e-mails, nomes e mais. No ano passado, a empresa simplificou esse processo ao adicionar um botão de “Remover resultado” nas páginas e sites apresentados nas pesquisas.
Proteção alargada a documentos sensíveis
Agora, a Google anunciou que está a expandir a capacidade da ferramenta, incluindo a opção de solicitar a remoção de resultados de pesquisa que contenham outras informações sensíveis, como carta de condução, passaporte ou número da Segurança Social.
Para monitorizar a presença destas informações pessoais na pesquisa da Google, os utilizadores devem selecionar previamente estes dados, permitindo que a empresa analise se eles aparecem nos resultados de pesquisa.
Como ativar a monitorização de dados
O processo para tal é bastante simples:
-
No computador ou dispositivo móvel, aceda à central “Resultados sobre si” em goo.gle/resultsaboutyou;
-
Caso ainda não tenha utilizado o “Resultados sobre si”, clique em “Começar” e adicione todas as informações de contacto que deseja monitorizar;
-
Adicione o seu nome, morada, número de telefone e documentos de identificação governamental.

Após estes passos, a Google passará a monitorizar ativamente os resultados de pesquisa que contenham estas informações e alertará o utilizador através de notificações na aplicação da Google ou via e-mail sempre que dados pessoais forem encontrados na internet.
Importa destacar que a página ou site que está a divulgar estas informações não será removido da internet, mas apenas dos resultados de pesquisa. Para eliminar os dados diretamente do site que faz a divulgação, é necessário entrar em contacto com o proprietário ou a empresa responsável pela publicação.
Ainda assim, a melhoria facilita a vida de quem preza a privacidade, especialmente nos dias de hoje, em que qualquer informação pessoal disponível na internet pode tornar-se uma ferramenta para burlas online.
A Google informa que as novas opções de monitorização de documentos nos resultados de pesquisa serão disponibilizadas inicialmente nos Estados Unidos, mas também chegarão a outras regiões no futuro.