
Há telemóveis para todos os gostos, mas por tendência o público costuma preferir modelos pequenos/médios, em vez de modelos grandes. Ora, parece que pode estar a caminho uma nova tendência.
Um novo relatório de Digital Chat Station (DCS) refere que algumas marcas estão a trabalhar em smartphones com 7 polegadas (via Android Authority). E não: não estamos a falar de dobráveis. Estamos a falar de modelos convencionais, como o teu, muito possivelmente.
Que marcas são essas que DCS menciona?
O “leaker” não mencionou concretamente as marcas em questão. No entanto, diz-nos a experiência recente que DCS costuma ter informações privilegiadas, particularmente do mercado chinês.
Ou seja, não seria de estranhar que estivesse a mencionar marcas como Oppo, Xiaomi ou Honor, por exemplo. Acredita-se também que uma das marcas que já pode estar a testar telemóveis deste género é a Motorola, que não é chinesa.
É o "fim" dos telemóveis pequenos?
A questão de fundo aqui é: estes telemóveis “gigantes” seriam um acrescento ao que já existe ou uma substituição? A publicação de DCS não deixa isso muito claro, o que seria um aspeto importante de esclarecer. Acredito que seja a primeira opção, mas nunca se sabe.
Para termos uma ideia, o Samsung Galaxy S25 Ultra já é um telemóvel bastante grande e tem 6,9 polegadas. Nesta fase, estamos no campo do hipotético, na medida em que nada é confirmado. Mesmo assim, questiono-me: não faria mais sentido trabalhar em modelos compactos?
Uma nota...
Acredito que falo pela maioria quando digo que prefiro um telemóvel que ocupe pouco espaço do que um “monstro” que mal cabe no bolso. Ainda por cima numa altura em que já se fazem baterias de silício-carbono, seria possível ter um telemóvel pequeno com boa autonomia.
Como dito de início, há gostos para todo o tipo de telemóveis e certamente alguém ficará satisfeito com esta possibilidade. Resta esperar para ver duas coisas:
-
Se o lançamento se confirma
-
Se a recetividade do público é positiva