Sempre que as novas tecnologias e medidas de segurança para proteger nossos telemóveis evoluem, parece que os hackers evoluem com elas e encontram formas de utilizar spywares, ataques de phishing e vírus.
Contudo, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) emitiu um alerta há alguns anos sobre uma medida simples que pode ser bem importante na segurança do teu telemóvel e dos teus dados: desligar ou reiniciar o dispositivo.
Desligar o telemóvel bloqueia uma das etapas da "invasão"
Recentemente, a Forbes trouxe à tona novamente um guia de práticas recomendadas para dispositivos móveis emitido pela NSA há alguns anos. Entre as várias ações e cuidados, há uma medida extremamente simples e efetiva. De acordo com a agência, desligar ou reiniciar o teu smartphone pelo menos 1 vez por semana pode protegê-lo de uma invasão hacker.
Aqui a proteção seria especificamente contra as chamadas "explorações sem clique". Conforme a empresa de segurança cibernética CheckPoint explicou, diferente dos malware típicos e dos links maliciosos, as explorações de clique zero podem infectar um smartphone sem que o utilizador faça nada. Isso pode ser feito através do envio de uma mensagem ou imagem, por exemplo, que sequer precisa ser aberta para infetar o telemóvel.
E como desligar o telemóvel pode ajudar a proteger o dispositivo disso? A utilizar estes caminhos, os ficheiros maliciosos são instalados, mas o acesso completo aos teus dados é alcançado aos poucos. E desligar o telemóvel pode, simplesmente, interromper esse processo. Por este motivo, a indicação da NSA é desligar o dispositivo por cerca de 2 minutos pelo menos 1 vez por semana.
Outras ações que podem proteger o teu telemóvel
Embora se trate de uma prática que perdemos com o tempo e o crescimento da "conexão constante", desligar o telemóvel tem ainda outros ótimos benefícios para o teu dispositivo. A simples ação de desligar, o aparelho fecha as aplicações que estava a rodar desnecessariamente no segundo plano e elimina possíveis vazamentos de memória.
Além disso, a ação faz uma limpeza da cache, encerra processos que poderiam estar a drenar a bateria e até resolve possíveis problemas de rede entre o aparelho e a operadora. Mas há ainda outras boas práticas para proteger teus dados e teu smartphone:
- Verifica a tua caixa de entrada ou as tuas mensagens e não abras mensagens ou links de desconhecidos;
- Descarrega e utiliza apenas aplicações de lojas confiáveis;
- Confere sempre as classificações e os comentários sobre as aplicações;
- Mantém o sistema operativo e as aplicações atualizadas;
- Utiliza antivírus;
- Desliga o telemóvel pelo menos 1 vez por semana por 2 minutos.