Se as previsões estiverem corretas, será já em janeiro de 2026 que a Samsung vai apresentar a sua nova série Galaxy S26. Espera-se que o modelo de entrada vá ser o Galaxy S26 Pro e, aparentemente, há uma nova informação relevante sobre o smartphone.
De acordo com uma pesquisa levada a cabo pela SamMobile, fonte especializada da Samsung, o processador deste telemóvel vai ser o Exynos 2600. A mesma fonte revela que este será o chipset na “maioria das regiões”, ainda que algumas possam ter o processador mais recente da Qualcomm.
O novo relatório menciona que o processador deverá ser fabricado num processo de 2 nm da Samsung Foundry. Terá ainda “uma configuração de CPU de dez núcleos, com núcleos de CPU da série ARM C1” e, para gráficos, “contará com a GPU Xclipse 950, que utiliza a arquitetura RDNA da AMD” - escreve a SamMobile.
À partida, a capacidade de processamento será maior do que a do Snapdragon 8 Elite. Contudo, também é justo dizer que pode ficar atrás do Snapdragon 8 Elite Gen 5, que será o novo “rei” dos processadores em Android. No fundo, ao passo que o modelo de entrada da série Galaxy S25 tinha o melhor processador do mercado, o modelo de entrada do Galaxy S26 poderá não ter.
Ainda sobre o Samsung Galaxy S26 Pro
É certo que o Galaxy S26 Pro ainda não foi lançado e ainda há pouca informação oficial. No entanto, meses antes do lançamento, o modelo de entrada da nova série da Samsung já tem sido duramente criticado.
Quem se insurgiu recentemente contra o Galaxy S26 Pro foi Ice Universe, um dos “leakers” mais famosos e confiáveis do setor tecnológico. Através do X, antigo Twitter, o próprio disse que a grande melhoria do smartphone seria apenas a adição do nome “Pro”.
No longo texto redigido por Ice Universe, lê-se ainda: “a câmera ultra-wide foi substituída por um sensor inútil de 50 MP, a câmera principal usa um novo modelo, mas o tamanho permanece o mesmo, e a teleobjetiva continua a ser o menor sensor de 10 MP da indústria, usado há séculos”.
Na sua análise, o “leaker” ainda fez comparação direta entre o Galaxy S26 Pro e o iPhone 17, dizendo que o telemóvel da Apple supera largamente o da Samsung. Resta esperar até janeiro, para ver se as críticas de Ice Universe se justificam ou não.