Todos os dias, são inúmeras as notícias acerca dos mais variados temas. No entanto, há umas que nos causam sempre mais algum espanto. Posto isto, e se te disséssemos que o Google Maps vai ter uma ferramenta para te ajudar a ir à casa de banho?
Parece mentira, mas é verdade. De acordo com o The Verge, este recurso vai ser implementado na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Pelos vistos, é difícil encontrar casas de banho públicas e o objetivo é colmatar esse mesmo problema.
Nova Iorque tem cerca de 1000 casas de banho públicas, que são identificadas no Maps
Trata-se de uma iniciativa que é, no mínimo, inesperada. No entanto, sabe-se que esta introdução faz parte do programa “Ur in Luck” do Google Maps, em que se podem encontrar cerca de 1 000 casas de banho públicas por toda a cidade.
Basicamente, o que é que isto implica por parte do utilizador? Nada de especial: apenas ver o mapa no telemóvel e partir em direção à casa de banha sinalizada como mais próxima do ponto de localização.
Apesar de ser uma ferramenta surpreendente, é inegável que tem potencial para ser bastante útil. Afinal de contas, andar por cidades grandes como Nova Iorque pode ser extenuante e é importante, sempre que necessário, ir à casa de banho.
Nesse sentido, a vice-prefeita de Operações, Meera Joshi, referiu que “qualquer pessoa que aproveite o dia ao ar livre, precisa de acesso a uma casa de banho pública sem ter que comprar nada ou implorar por um código”.
Em média, Nova Iorque tem 1 casa de banho pública por cada 8 000 habitantes
De forma a que a acessibilidade seja cada vez mais fácil, a mesma fonte informa que serão construídas 46 novas casas de banho na cidade. Ainda assim, é importante colocar as coisas em perspetiva e a conclusão é simples: não chega.
Isto porque, só em Nova Iorque, existem cerca de 8 milhões de habitantes, o que faz com que essas 1 000 casas de banho possam ser poucas. Feitas as contas, dá uma casa de banho por cerca de 8 000 habitantes.
Como alerta o The Verge, outro fator que deve ser levado em consideração é que não está claro se todas as casas de banho estão operacionais. Para além disso, importa salientar que alguns destes espaços fecham durante a tarde.
Dito isto, fica a questão: será que este recurso irá chegar a Portugal? A probabilidade não é muito alta, até porque a iniciativa parece ter sido exclusivamente focada em Nova Iorque. Ainda assim, se for um sucesso, quem sabe se não chegará a outros pontos do globo.