Esta semana ficou marcada pelo lançamento do Samsung Galaxy S25, que trouxe consigo várias novidades. Uma delas tem a ver com a aplicação do “Samsung Messages”. A app em questão já não se encontra instalada no telemóvel, como acontecia em gerações anteriores.
Tal como refere a Digital Trends, as tarefas de mensagens passam a ser feitas de uma maneira diferente. Na prática, tudo o que envolva mensagens é feito através do Google Messages: a única app pré-instalada no dispositivo para esse fim.
O que diz a Samsung sobre o assunto?
Perante esta alteração nos telemóveis Galaxy S25, a Samsung enviou um e-mail a explicar o sucedido. Em nota enviada aos nossos colegas da Android Authority, a marca diz que “[optou] por migrar todos os serviços para o Google Messages e [está a descontinuar] o Samsung Messages”.
“Ele não está mais disponível na Play Store. No entanto, aqueles que escolheram utilizar o Samsung Messages ainda podem fazê-lo. Acreditamos que a funcionalidade adicional de mensagens RCS no Google Messages cria uma experiência de utilizador aprimorada para mensagens de Android para Android e entre plataformas” - acrescenta a Samsung.
Efetivamente, ao fazer a pesquisa na Google Play Store, é possível confirmar que a aplicação já não se encontra disponível. Contudo, a história é diferente na Galaxy Store. Na “loja” de apps da Samsung, ainda é possível fazer o download da aplicação. Contudo, a descrição vem com uma nota.
“Esta é uma aplicação Samsung Messages somente para download, que tem algumas limitações. Ela não suporta Samsung Themes, não suporta recursos lançados após o One UI 6.1.1 e não suporta o recurso RCS ao usar o modo satélite” - pode ler-se.
A Samsung já tinha dado indícios do fim da app “Messages”
Não podemos considerar o fim do “Samsung Messages” uma completa surpresa. Afinal de contas, em julho, a Samsung disse que a aplicação não ia ser instalada de raiz no Galaxy Z Fold 6 e no Galaxy Z Flip 6.
Sem ser uma confirmação oficial de que também não chegaria com o Galaxy S25, foi um indício forte de que tal poderia acontecer. Como recorda a mesma fonte, a ausência da app nos novos modelos “Z” aconteceu só em algumas regiões.
Na série Galaxy S25, a ausência da app tem-se verificado em todos os mercados da Samsung.