Não é propriamente arriscado dizer que o Maps é um dos recursos mais utilizados da Google. Para quem anda de um lado para o outro, o Google Maps tende a ser um ótimo companheiro de viagem. A novidade é que vêm aí recursos de Realidade Aumentada (RA).
O anúncio tem apenas algumas horas e foi feito pela própria empresa. Na conferência anual da Google I/O, soube-se que estes recursos estão a caminho, o que pode mudar para melhorar a experiência do utilizador. No entanto, atenção: as ferramentas de RA ainda não chegam ao público comum neste ano.
O recurso poderá funcionar através do Street View e do Lens
Posto isto, em que se baseia esta adição? Segundo a Android Police, a atualização é baseada na API ARCore Geospatial, que já existia na Google. Assim, o próximo passo é estabelecer algumas parcerias que possam ser úteis com a app do Maps.
A Google irá selecionar alguns “parceiros selecionados”, com o intuito de explorar de uma forma diferente o Street View e o Lens. Isto quer dizer que estes recursos que já conhecias vão ficar ainda mais evoluídos.
Ao que tudo indica, o processo é simples. Quando clicares num destino, dentro do próprio Google Maps, vai-te aparecer uma tag que diz “Experiência RA”. Se optares por essa alternativa, basta levantares o telemóvel e ver o conteúdo de RA oferecido, como explica a mesma fonte.
Quem tiver curiosidade em experimentar, mas não estiver no local, também o pode fazer de forma remota. Na ferramenta “Street View”, o utilizador pode experimentar o conteúdo de RA.
Um exemplo daquilo que este recurso permite
Na prática, isto abre um leque de possibilidades bastante interessante. Faz de conta que foste ver um jogo de futebol a um estádio e tens um amigo que adorava ir, mas não sabe se vale a pena.
De forma a explicares-lhe ao certo, podes simplesmente partilhar a tua experiência de RA através de um link. Isto faz com que percas menos tempo a tentar convencer que é uma boa ideia, já que a RA faz isso por ti. No fundo, é uma forma muito interessante de partilhar vivências.
Neste grande evento da Google I/O, a empresa levantou o véu sobre o lançamento deste recurso. Ao que tudo indica, uma versão piloto poderá chegar “ainda este ano”, mas não a Portugal nem à maioria dos mercados.
Resta esperar por futuros desenvolvimentos desta ferramenta, mas é bem possível que seja um acrescento muito útil ao Google Maps.