Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Há um país que baniu os telemóveis Google Pixel 7: e pode não ficar por aqui

A série Google Pixel 7 foi banida do Japão, após uma ação judicial da Pantech ter sido aprovada em tribunal.

Google

Os telemóveis Google Pixel fazem furor em todo o mundo e o Japão não foge à regra. Daqui para a frente, já não sabemos com certeza se assim será. Isto porque a Google acabou de perder uma batalha judicial, em terras nipónicas.

Na prática, e tal como avança a Android Authority, a série Google Pixel 7 acabou de ser banida no mercado do Japão. Recorde-se que a gigante tecnológica foi processada pela Pantech, por causa de uma alegada violação de patente.

Tribunal deu razão à Pantech. E agora?

Conforme refere o mesmo meio noticioso, a violação em questão foi relativa à tecnologia de “mapeamento de sinais de controlo” usada em redes LTE. Mesmo assim, tudo indica que foi a atitude da Google que levou à decisão final do tribunal.

Um relato feito pela ET News avança que a “atitude insincera e pouco cooperativa” da Google esteve na origem da decisão. Efetivamente, o Google Pixel 7 foi lançado há cerca de 3 anos, logo esta medida não terá propriamente grande impacto.

O problema é que as sanções poderão não ficar apenas pelos Pixel 7. A Pantech também interpôs uma ação judicial contra as séries Pixel 8 e Pixel 9. Aí, até pelo facto de terem sido lançadas há menos tempo, o impacto seria naturalmente maior.

A Google vende em vários países, isso é certo, mas o Japão não é um mercado qualquer para a marca. Segundo um relatório do Counterpoint Research, o Japão chegou a vender mais modelos Pixel do que os Estados Unidos, no 1º trimestre de 2023.

Ou seja, estamos a falar de uma região importante, naquela que é a estratégia de vendas da Google. Resta esperar para ver se o tribunal volta a aceder às alegações da Pantech e se a Google voltará a sofrer as consequências de uma suposta violação de patente.

Recorde-se que a Pantech é uma empresa dedicada à monetização de patentes. Noutras batalhas judiciais, chegou a “vencer” contra a OnePlus ou até mesmo contra a Niantic, criadora do Pokémon Go.

Google Pixel 9a – Smartphone Android livre com câmara com IA
Google Pixel 9aSmartphone Android livre com câmara com IA, 128GB
507,25 €Amazon ES
558,07 €-9%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.