Já não é novidade que a popularidade da Tesla está a cair em várias partes do mundo. Uma delas é a China, onde já há marcas locais que estão a ultrapassar a empresa de Elon Musk, em termos de vendas.
De acordo com o CnEV Post, com base numa pesquisa do UBS, a cota de mercado da Tesla na China caiu dos 18% para os 14%, do ano passado para este. Tanto assim é que, agora, está atrás de marcas como a Xiaomi e a BYD.
“Tesla não é mais vista como líder”
O presente relatório, levado a cabo pela equipa do analista Joseph Spak, mostra uma clara mudança no topo da cadeia dos carros elétricos (VEs). Segundo a equipa, "na China, vemos uma competição intensa e a Tesla não é mais vista como líder em tecnologia".
O gráfico em baixo é um exemplo claro disso mesmo, comprovado pela UBS. Como podemos ver, a Tesla (linha vermelha) encontra-se numa clara linha descendente. Já a Xiaomi (preto) sobe a pique, assim como a BYD (cinzento escuro). De salientar que o gráfico foi criado a partir de uma vasta amostra de respostas, à questão “de que marca comprarias um carro elétrico?”.

A queda da Tesla através dos números
Como refere o mesmo meio noticioso, a Tesla vendeu 134.607 automóveis no 1º trimestre de 2025. Efetivamente, é um aumento de 1,65% face ao mesmo período de 2024. No entanto, é um tombo significativo de 31,64% em relação ao 4º trimestre de 2024.
Sabemos ainda que, entre os meses de janeiro e abril, a cota de mercado da Tesla foi de apenas 7,96%, o que representa uma descida considerável face aos 11,44% registados no mesmo período de 2024.
No entanto, os problemas da marca de Elon Musk não se verificam apenas na China. Segundo o relatório da UBS, "nos EUA, vemos a saturação da Tesla (~48% de participação de veículos elétricos nos EUA), a sua linha limitada de veículos e a acessibilidade são preocupações".
Fruto do envolvimento político de Musk com Donald Trump, o mesmo estudo sugere também que se têm sentido efeitos negativos nas vendas da Europa. Olhando para o mercado de uma forma global, a pesquisa da UBS indica ainda que 36% dos consumidores considerariam adquirir um Tesla. Em 2024, esse valor era de 39%.