Números recentes indicam que os alemães não andam muito virados para comprar carros elétricos. No entanto, quando o assunto é sobre os automóveis híbridos, a situação torna-se bastante diferente.
De acordo com o ACP, a Alemanha está, inclusive, a bater recordes neste setor automóvel. Ao todo, só no mês de setembro de 2024, venderam-se 208 848 carros em solo germânico. O valor total, em si, representa uma queda de 7% face a 2023.
Ainda assim, importa destacar que destes 208 848, 60 497 são modelos híbridos. Trata-se de um crescimento de 4,7% face ao ano transato. Feitas bem as contas, este tipo de automóveis está com uma quota de mercado a rondar os 29%: um valor bem interessante, comparando com outros países da Europa.
Em jeito de comparação, podemos reparar que os carros com motor a gasóleo, por exemplo, ficaram bem abaixo dos híbridos. Ao todo, estes tiveram uma quota de 14,9% no mesmo período.
E em Portugal?
Se formos a olhar para o contexto nacional, há um aspeto que salta logo à vista e não tem a ver com os híbridos: Portugal é dos poucos países na Europa que está mais interessado em carros elétricos, neste momento. Segundo os dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), verificou-se um decréscimo no velho continente de vendas de 8,3%.
Pelo lado oposto, o nosso país tem invertido a tendência e, de acordo com o ACP, as vendas aumentarem 6,1%. Importa destacar que o aumento em questão é relativo ao mês de setembro de 2024, em função do que se verificou em 2023.
No mesmo sentido de Portugal, seguem países como Espanha, França, Bélgica, Países Baixos e Dinamarca. São estas as exceções que, de momento, contrariam a tendência de queda de vendas de carros elétricos.
Fazendo novamente a comparação com a Alemanha, o país em questão apresentou uma queda “vertiginosa” de 32%, na venda deste de veículos elétricos. São apenas números, é certo, mas não deixa de ser interessante colocar as tendências de consumo em perspetiva.