
Depois de nos últimos dias a Xiaomi ter solucionado cinco falhas, eis que há mais um erro alarmante no HyperOS, o sistema operativo da marca que está a causa apreensão nos utilizadores.
O bug em questão está a afetar diretamente a contagem de ciclos da bateria. Até ao momento não se conhece a lista de modelos afetados, nem se será possível restaurar os dados corretos anteriormente registados.
De acordo com múltiplos relatos partilhados em fóruns especializados, a contagem de ciclos de carregamento está a ser subitamente reiniciada ou reduzida a valores irreais.
Em muitos casos, registos com dezenas de ciclos desapareceram, dando lugar a contagens de apenas um dígito. Ainda assim, a notícia positiva é que não há registos de que tenha existido qualquer alteração no desempenho da bateria, o que indica que o erro não está a afetar diretamente a autonomia, mas sim 'apenas' a monitorização do histórico de utilização.
Os problemas desta falha do HyperOS
A verdade é que este não é um simples pormenor. É que a contagem de ciclos da bateria é um dado bastante relevante para quem compra ou vende equipamentos em segunda mão, em plataformas como a Vinted ou como o OLX.
Significa isto que um número baixo de ciclos pode valorizar um smartphone. Por sua vez, uma contagem elevada pode ser usada como argumento para baixar o preço que está a ser pedido.
Além do mais, há também outro importante fator a ter em consideração. Há muitos utilizadores que usam o número de ciclos como referência para saber quando está na altura de substituir a bateria.
Até ao momento, a Xiaomi não se pronunciou oficialmente sobre esta falha. A falha foi dada a conhecer pelo site Xiaomi Time, que recolheu dezenas de testemunhos semelhantes.