Em 2003, a Apple planeou lançar o seu próprio clone interno do famoso Tetris. Chamado de Stacker, o jogo seria lançado junto ao iPod de 3ª geração, mas acabou por nunca chegar a público. Mas, com o Tetris e outras versões com a mesma dinâmica tão acessíveis hoje, por que isso é importante?
Porque, na época, há mais de 20 anos, o portátil do Tetris de bolso mais popular era mais provavelmente um Game Boy. Trazer o jogo num iPod, um reprodutor de música, poderia ter sido um grande diferencial. Então, por que o jogo nunca foi lançado?
Como funcionava o Tetris no iPod?
Conforme partilhou a página Tom's Hardware, a existência do Stacker foi descoberta pelo YouTuber Apple Demo num protótipo de iPod de 3ª geração. Após conseguir forçar uma inicialização para a unidade original do iPod, o YouTuber conseguiu fazer o protótipo funcionar. A análise da rotulagem do dispositivo revelou que tratava-se de um modelo de Design, Validação e Teste (DVT) feito na semana 14 de 2003, apenas alguns meses antes do lançamento completo.
Durante o teste do iPod, o Apple Demo demonstrou que a jogabilidade final do Stacker funcionava com o jogador a girar o touchpad no sentido dos ponteiros do relógio ou inverso para empurrar as peças para a direita ou para a esquerda, respetivamente. O botão central permitia virar as peças ao toque e parece também funcionar como o botão de queda acelerada quando pressionado.
O YouTuber conseguiu ainda falar com o ex-engenheiro da Apple Tony Fadell e aproveitou para questionar o motivo de o jogo nunca ter vindo a público.
"Porque adicionamos jogos com versões de software posteriores", afirmou Fadell.
Além do Stacker, o YouTuber encontrou outros 3 jogos na unidade protótipo, com os títulos Block0, Chopper e Klondike. Mais detalhes sobre eles, contudo, ficaram para vídeos futuros do Apple Demo.