Qualquer marca tecnológica de culto tem sempre uma legião de fãs que a defendem de forma aguerrida e insuspeita, mas também verdadeiros ‘batalhões’ de detratores, para quem qualquer detalhe serve para gozar com essa marca e respetivos produtos.
Pois bem, se a Tesla se tornou rapidamente numa dessas marcas, a sua pickup elétrica Cybertruck começa também a dar nas vistas, e por motivos menos positivos: chama-se CyberStuck, é um grupo criado no Reddit em 2023 após surgirem os primeiros problemas com os veículos vendidos, contando já com mais de 110 mil utilizadores.
As piadas, como seria de esperar, tanto exploram problemas reais associados a este modelo, como simplesmente gozam com aspetos subjetivos. Como este:
Quatro reccalls em oito meses não ajudaram
O CyberStuck apresenta-se como "o lugar para publicar imagens dos ‘cybercucks’ presos nos seus Cybertrucks". Ao designar, de forma brejeira, os donos deste modelo como uma espécie de ‘homens servis, ou enganados pela mulher’, o fórum mostra logo ao que vem.
Depois, há o aviso aos 'fanboys e fangirls' da Tesla que tenham ideias de ir defender a pickup da marca a este fórum: “Este Sub é sobre o quão horrível ele [o Cybertruck] é. Vá postar num Sub da Tesla se o quiser defender”.
E há as piadas, os memes e as centenas de imagens e ‘bocas’ que gozam com tudo o que o Cybertruck pode sugerir. Os vários problemas mecânicos dos veículos que, em cerca de oito meses, levaram a Tesla a fazer quatro recalls, são um dos principais focos dos utilizadores. Mas há também quem goze com o design do carro e com os proprietários.
Por exemplo, a ‘piada’ mais votada de sempre, que conta com mais de 35 mil likes, fala de um dono do Cybertruck humilhado por não conseguir montar uma tenda na parte traseira do veículo, em contraponto com o dono de um carro mais antigo: “103 mil dólares para ser humilhado duas vezes pelo dono de um Pontiak Aztek”.
Criador do Fórum justifica-se
Citado pelo The Independent, o fundador do CyberStuck põe um pouco de água na fervura e diz que a criação deste fórum não pretendeu ser um ataque aos veículos elétricos, à Tesla ou ao seu CEO Elon Musk.
"Não é um impulso intestinal para fazer toda a gente odiar o Cybertruck. É apenas um gozo geral e despreocupado. Não é que tenha uma grande agenda por trás disto, além de 'haha, olha o que aconteceu agora!'"