Se tens um Chromecast e não consegues utilizá-lo, ficarás certamente satisfeito em saber que não és o único. Nas últimas horas foram vários os relatos de utilizadores a dar conta de que o seu gadget deixou de funcionar inesperadamente.
Os primeiros relatos deste problema começaram a surgir ontem do Reddit. Alguns problemas foram reportados pelos afetados, mas o denominador comum é que nenhum deles consegue usar o seu gadget para transmissão de conteúdos.
Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio são os afetados
Em primeiro lugar, importa dizer que este problema está a afetar sobretudo o Chromecast de 2ª geração e o Chromecast Audio. Se tens um modelo mais recente deste gadget, ele deverá estar a funcionar sem problemas.
Um dos primeiros utilizadores a dar conta dos problemas mostra-nos que o seu Chromecast não consegue fazer a devida autenticação. Como se pode ver na imagem, a mensagem aconselha-o a entrar em contacto com o suporte da Google.
Além deste, há casos em que os utilizadores são confrontados com uma mensagem de dispositivo não confiável. Ademais, a mensagem afirma que o problema deve-se ao firmware desatualizado.
Os afetados por este problema reportam as inúmeras tentativas já feitas para tentar resolver a questão. Desde reiniciar o gadget, reinstalar a aplicação Google Home ou uma reposição dos dados de fábrica, nada consegue resolver o problema.
Isso indica-nos que há qualquer bug que está a bloquear o acesso dos utilizadores ao Chromecast. Porém, enquanto o mesmo não for resolvido, os afetados deparam-se com um produto sem qualquer funcionalidade.
Google já respondeu e desaconselha a reposição de dados
Perante estes relatos, a Google não demorou a abordar o tema. Na comunidade Google Nest no Reddit, a empresa refere que está a averiguar a questão e desaconselha a reposição dos dados de fábrica.
"Estamos cientes de um problema emergente que afeta os dispositivos Chromecast 2ª geração e Chromecast Audio e estamos trabalhando numa correção. Não restaure o seu dispositivo para as configurações de fábrica – manteremos todos atualizados quando a correção for lançada. Se você já restaurou o seu dispositivo para as configurações de fábrica, forneceremos instruções para configurá-lo novamente o mais rápido possível. Agradecemos a sua paciência."
Se foste um dos que restaurou o Chromecast para os dados de fábrica, então fica atento aos próximos comunicados da Google. Em breve, receberás todas as instruções para recuperares o teu gadget.
Aos restantes aconselha-se paciência. A Google já está a trabalhar numa solução que certamente será disponibilizada logo que esteja pronta.