
Caminhamos a passos largos para o lançamento da série Galaxy S26 da Samsung. Previsivelmente, o grande destaque vai para o Samsung Galaxy S26 Ultra, sobre o qual já temos ouvido vários rumores. Ora, ainda que a Samsung não tenha dito nada propriamente, parece que já temos uma confirmação: carregamento com fios a 60 W.
Isto porque a gigante tecnológica sul-coreana pôs à venda no seu site um carregador para... 60 W. Ora, até à data, o normal de vermos num Ultra era 45 W de carregamento. Nos últimos tempos, vinha-se a falar da possibilidade de aumentar esse valor. É bastante provável que este lançamento do novo carregador da Samsung seja uma confirmação disso mesmo.
Aos poucos, o carregador está a ser comercializado em várias regiões do mercado global, como Europa, América do Sul ou Ásia, por exemplo (via GSM Arena).
E a bateria?
Quando falamos de um telemóvel, é impossível dissociar o carregamento da bateria. Ora, como sabemos, a bateria é um dos aspetos que mais tem aborrecido os fãs da Samsung, ao longo dos últimos anos. Afinal de contas, já não vemos melhorias no modelo "Ultra" desde a série Galaxy S20. Ou seja, há quase 6 anos.
Ainda que recentemente tenhamos conhecido um novo rumor que fala em 5.200 mAh, a verdade é que a teoria mais popular é de que o Galaxy S26 Ultra vai manter-se nos 5.000 mAh. De reforçar que nada é oficial ainda, nesta fase, até porque o lançamento só acontecerá no final do 1º trimestre de 2026.
Não é que os 5.000 mAh sejam maus e ofereçam uma autonomia igualmente má, mas para uma gigante como a Samsung, há sempre a expectativa de ver melhorias. No campo da bateria, em particular, é isso que temos visto nas rivais chinesas. A Xiaomi, por exemplo, já vai apostando em modelos de 9.000 mAh. Se quisermos ir a casos mais extremos, temos a Realme que irá lançar um telemóvel com 15.000 mAh de bateria.
Supondo que a bateria se mantém nos 5.000 mAh, uma melhoria de carregamento sempre atenua os efeitos de um dispositivo com menos vida útil do que o desejável. Mesmo assim, o Samsung Galaxy S26 Ultra promete ser uma referência como topo de gama. A título de curiosidade, o seu antecessor, Samsung Galaxy S25 Ultra, venceu o prémio de Melhor Smartphone do Ano nos Prémios 4gnews (votação do público).
